Competição da ponte de macarrão encerra Semana de Engenharia

Competição da ponte de macarrão encerra Semana de Engenharia
Competição da ponte de macarrão encerra Semana de Engenharia

Competição da ponte de macarrão encerra Semana de Engenharia

Estruturas montadas com espaguete e cola serão testadas no concurso no dia 27 de outubro

A quarta edição do Desafio Ponte de Macarrão, promovido pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, já tem data marcada: dia 27 de outubro, a partir das 18h, na praça de alimentação, encerrando as atividades da Semana de Engenharia, que tem início no dia 25. Os competidores apresentarão projetos montados com macarrão tipo espaguete e cola, com o objetivo de testar a capacidade de carga. O recorde das edições passadas é de 2014, quando a estrutura suportou 125 quilos, permanecendo intacta.

As pontes podem ser confeccionadas exclusivamente por alunos de engenharia, organizados em grupos de até quatro pessoas. A estrutura deve ser montada com espaguete número sete e cola epóxi do tipo massa ou resina, de acordo com edital próprio para a competição. As estruturas devem ter um vão de um metro, com altura máxima de 50 centímetro e largura de 5 a 20 centímetros. O peso da estrutura pronta é limitado a um quilo e meio. Será vencedora a estrutura que suportar a maior carga antes da quebra.

Os coordenadores de Engenharia destacam o caráter didático da competição, por meio do estímulo à elaboração de projetos com aplicação prática dos estudos, além de incentivar o trabalho em equipe.

Recorde
No desafio do ano passado, a equipe Ponte Tubular sagrou-se campeã, com uma estrutura que suportou 100,5 quilos de carga antes de quebrar. Após medição e pesagem, 11 pontes foram aprovadas para o torneio, que contou com auditório lotado e torcidas organizadas. A estrutura vencedora de 2014, que suportou 125 kg, quebrou o suporte de pesagem, permanecendo intacta.

Andréa Luiza Collet
{loadposition facebook}

COMPARTILHAR