Comissão de Búzios faz reunião com CILSJ para esclarecer transposição de efluentes para bacia do Rio Una

Reunião aconteceu na prefeitura de São Pedro da Aldeia

Audiência Pública programada para o dia 26 de junho foi adiada para julho

Uma comissão do município de Armação dos Búzios formada pelo vice-prefeito, Carlos Aberto Muniz, o presidente da Câmara, Leandro Pereira, o vice-presidente da Câmara, Felipe Lopes, dentre outros, esteve reunida nessa terça-feira, 18, com o comando do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), na sede da prefeitura de São Pedro da Aldeia, para esclarecer a implementação da transposição dos efluentes das estações de tratamento de esgotos dos municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para a bacia do Rio Una.

A reunião resultou na elaboração de um documento que será encaminhado ao Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João.

Durante o encontro, os pontos colocados pelos membros da comissão buziana foram esclarecidos pelo secretário executivo do Consórcio, Mário Flávio e pela Secretária de Ambiente, Lagoa e Pesca de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad. Em defesa da transposição, o Consórcio insistiu que o deságue dos efluentes tratados será feito nos Rios Papicu e Flexeira, que não se ligam mais fisicamente com o Rio Una.

Dentre os itens inseridos no documento estão à transformação das Estações de Tratamento (ETEs) de São José e Jardim Esperança em terciárias; o monitoramento em tempo real do funcionamento das ETEs da Região dos Lagos; aditivo ao contrato de concessão da Prolagos permitindo a captação de recursos federais e estaduais; a realização de estudos ambientais e audiências públicas antes da desativação da ETE da Praia do Siqueira; educação ambiental dos estudantes da rede pública explicando o processo de transposição; reunião com os Ministérios Públicos Estadual e Federal sobre as questões legais da transposição e a visita às áreas onde desaguarão os efluentes da transposição.

De acordo com a secretária Adriana Saad, essa visita acontecerá na próxima segunda-feira (24), com os representantes da Comissão de Búzios. Com isso, a audiência pública que aconteceria no dia 26 foi transferida para o mês de julho, ainda sem data definida.
“Essa mudança de data se faz necessária também, pois o documento elaborado durante a reunião será apresentado no dia 28 de junho, na próxima reunião do Comitê de Bacias”, explicou Adriana.

Fonte PMSPA/Renato Silveira

24 de Junho de 2013

COMPARTILHAR