Menu

O rio

O ônibus balançou
A magia começou
E o rio falou
O ônibus corria velozmente. Eu já estava viajando há quase cinco horas quando apareceu o rio. Estava bastante cheio, volumoso, invadindo as margens, com um colorido escuro de café com leite. Era o que eu esperava, depois das fortes chuvas. Desde maio passado que eu o via com pouca água. O fundo do leito aparecendo em grande parte. Leito de pedra todo marcado como se fosse costelas de um imenso ser vivo.
Então criei um desejo de vê-lo ocupando todo o leito, volumoso, majestoso, como que fazendo parte completa da paisagem.
Até então a viagem transcorria calma com paisagens bastante conhecidas por mim.
Estava viajando com frequência por aquelas bandas e a partir de certa data, que não me lembro qual, passei a ter um interesse especial por aquele rio . Parecia que ele queria me transmitir alguma coisa. Parecia que ele queria me dizer algo. Pensei comigo mesmo: "Será possível uma coisa dessas?" Senti uma sensação diferente! Um rio não fala!
Naqueles dias de estiagem, o rio estava com muito pouca água. O fundo do leito aparecendo; num longo trecho, todo o leito de pedra esculturada com valas, buracos, saliências, corredeiras quase delicadas, inúmeras pequenas ilhas de pedras talhadas. Algumas ilhas maiores de terra com capim e arbustos.
Agora o via majestoso, volumoso, as águas ocupando todo o leito. Naqueles trechos em remanso, sua superfície calma e tranquila não dava a perceber o que se passava no seu íntimo, lá nas profundezas.
Olhando-o nesta parte tranquila (como na fotografia), não se pode imaginar como ele estava agitado e com momentos de intensas emoções.
Enquanto o ônibus seguia ao longo da margem do rio, às vezes lento, às vezes rápido , eu o olhava, lembrando-me de que nas últimas viagens já esperava com uma alegria antecipada, o momento em que ele apareceria.
Quase sempre eu me levantava da cadeira para olhar algum ponto com mais atenção. Sentia uma atração me invadindo. Depois sentava e ficava como que em transe.
As árvores de sua margem passavam rapidamente, passavam não tão rapidamente. Elas podiam passar na velocidade que quisessem, enquanto eu olhava o rio; enquanto eu percebia a luz e as sombras dos galhos e das folhas; enquanto algumas folhas brilham, fazendo contraste com outras que não brilhavam; enquanto o rio ia passando e passando por entre os galhos e troncos; enquanto o ônibus balançava e sacudia e fazia o quadro de minha percepção se movimentar ligeiramente para cima e para baixo, para cima e para baixo.
Parecia um jogo de esconde-esconde entre mim e ele. E naquele momento de êxtase, o rio falou:
- Não sou o mesmo rio sempre. A cada momento sou um rio novo.
- Fiz um ar de interrogação, e ele continuou:
- Existo há milhões de anos. Você pode perceber isso olhando as rochas de meu leito durante o período de seca. É fácil imaginar que leva muito tempo para marcar, talhar e esculpir as rochas. Você pode voltar atrás milhões de anos e imaginar este trabalho tão lento e maravilhoso. Eu sou muito antigo mesmo!
Todos olham e dizem: "Este é o rio Paraíba", como se eu fosse sempre o mesmo rio. Mas na verdade, a cada instante eu sou um novo rio.
Você também é, a cada instante, um novo ser!
- Como assim, perguntei.
- Aguarde. Vou falar disso mais tarde.
-Hoje eu estou cheio, ocupando todo o meu leito. Alguns seres sentem temor, outros vêem beleza. Eu mesmo vejo isso como uma coisa normal que vem se repetindo todos os anos.
A cada ano minhas águas ficam mais escuras, vocês a chamam de poluídas e eu estou sempre sendo ajudado para equilibrar essa situação.
Em alguns trechos de corredeiras pode parecer que estou raivoso, mas não, eu estou me divertindo. Gosto do que faço. Deitar, correr, pular, percorrer um longo caminho e mergulhar no oceano.
É uma maravilha!!!!
Interrompi-o:
- Mas você ia falar a respeito de sermos, a cada instante, um novo ser!
-Sim, nós estamos em constante mutação e renovação. Para mim isto é mais visível, pois minhas águas estão sempre passando e mudando.
Aliás, nós dois somos muito parecidos!
Ele percebeu que meus olhos se abriram mais e enfatizou:
- Somos feitos quase que exclusivamente de água e também em você, as águas estão sempre passando, mudando e se renovando.
Parei para pensar sobre o que ele disse e me perguntei:"será que é?" Ele continuou:
- Penso que seria muito útil, você saber que está mudando a cada instante, porque você se interessaria em atuar na mudança e melhorar a cada instante.
Interrompi-o:
-Mas você está falando de mudanças físicas ou mentais?
- Estou falando de uma coisa só. Mudando um, o outro também muda. É automático e instantâneo. Você só percebe isso e só tem consciência da mudança após algum, quase sempre após um longo, longo tempo. Pode até não perceber e nem se interessar por isso, porque normalmente você não esta cuidando disso, e assim as mudanças podem ocorrer não para melhorar, mas para piorar.
Eu estou sempre atuando para melhorar minhas condições. Faz parte do meu papel. Às vezes leva tempo, muito tempo, dependendo da ajuda externa.
Apesar de eu ser sempre um novo rio, você sempre que me olha diz: "Este é o rio Paraíba!"
Você também todos os dias se olha no espelho e acha que é o mesmo sempre!!
Olha os outros e não observa as mudanças ocorridas, a não ser em alguns detalhes superficiais, assim como você me vê cheio ou raso, claro ou escuro, etc.
Esse costume de dar um nome para cada um ajuda a perpetuar esse engano de que é o mesmo ser ou a mesma pessoa. Mas não é. A cada instante é um novo ser, uma nova pessoa!!
Essas mutações ou mudanças são inevitáveis e constantes, mas você faz um esforço enorme para parecer o mesmo de sempre, para continuar a representar sempre o mesmo papel.
- Representar o mesmo papel? Perguntei.
Sim, todos estamos aqui representando, como num teatro!
Porém não sabemos disso. Achamos que estamos aqui para alguma função nobre, especial, etc. Para passar o tempo. Para sofrer. Para viver. Para alguma missão, e assim por diante.
- Você tem alguma missão?, Perguntei.
- Às vezes penso que tenho uma missão.
Levantei as sobrancelhas.
-"Você quer saber qual é?"
Eu realmente não estou certo sobre isso.
Por exemplo, poderia recolher as águas que estão sobrando por aí e levá-las para o oceano, para reiniciar um novo ciclo.
Poderia ser umedecer a terra, para permitir a vida das bactérias, plantas, animais, etc. Contribuir para o clima das regiões onde passo, gerando umidade e equilibrando a temperatura, etc.
- O que mais?, perguntei.
- No fundo, lá nas profundezas onde a luz não penetra, onde não existem ilusões, eu penso que somos atores. Somos atores atuando num palco, mas não sabemos disso e nem podemos saber. Se você pensar nisso não vai acreditar e vai descartar essa ideia como maluca. Talvez até seja melhor não falarmos mais nisso!!!
Fiquei quieto um longo tempo, findo o qual, eu disse:
-Fale mais sobre isso, por favor!
Após uma ligeira hesitação, ele continuou:
- Somos equipados, isto é, fomos projetados ou gerados ou qualquer outra coisa (podemos falar disso outro dia), para desempenhar um papel. E para não percebermos isso e podermos representar esse papel, fomos dotados das emoções do prazer e da dor.
BUSCAMOS O PRAZER.
FUGIMOS DA DOR.
Cada um com seu papel, mas sempre buscando o prazer. A busca do prazer é o veículo, é o ônibus onde você se acomoda para olhar a paisagem e tem a impressão de que está viajando, mas você está, na verdade, apenas representando seu papel!!!
Buscando o prazer e fugindo da dor, não temos consciência do papel.
Quando o papel não está proporcionando o prazer esperado, mudamos ou tentamos mudar o papel, mudamos o cenário, mudamos os atores, mudamos as cenas, mudamos de cônjuge, mudamos de emprego, mudamos de cidade, mudamos o canal da televisão, mudamos de bebida, mudamos a comida, mas nunca estamos conscientes de que somos apenas atores.
Nesse ponto da viagem, eu já estava quase entrando em órbita, pensei até em parar a conversa, mas não era mais possível, não estava mais em mim o poder de parar, e ele continuou:
-É interessante observar que o prazer exige mudanças e novidades. A monotonia traz a apatia, o tédio ou o desprazer. Por isso é que tudo está sempre em mutação, para proporcionar as novidades e então o prazer.
Há milhares de anos, as mudanças eram lentas, quase que difíceis de serem percebidas, mas vocês começaram a provocar mudanças, e cada vez mais aumentarem o prazer e cada vez mais acelerarem as mudanças para aumentar o prazer.
O universo inteiro está sempre mudando. Cada célula de um organismo está sempre mudando seguindo uma dinâmica geralmente organizada. As células e todas as menores partículas do universo estão também procurando novas formas e nessa busca, às vezes a mudança foge do padrão, foge dos limites razoáveis e então gera uma doença.
De acordo com a sua nomenclatura, cada parte por menor que seja em seu tempo morre e nasce outra ou outras.
Em minha nomenclatura, não existe morte nem nascimento. Existem apenas mudanças.
No universo, tudo está mudando. A cada instante milhões de unidades estão se extinguindo e outras estão surgindo, desde a menor célula dos seres aqui da terra, até as maiores estrelas e galáxias. Uma constante mutação.
Não existe início, nem fim. Essas são palavras que vocês inventaram para tentar entender e explicar o mistério.
EXISTEM APENAS MUDANÇAS.
- Fale mais do prazer, solicitei.
-Cada um busca o prazer a seu modo e dentro das possibilidades do papel que está representando.
Não existe assim um prazer melhor para uma do que para outra entidade, seja animal, vegetal ou qualquer outra.
Cada um sente a felicidade ou o prazer de acordo com os recursos que tem para representar o seu papel.
Aqui neste planeta, alguns acham que o prazer está em buscar o significado da vida.
Outros em estudar.
Outros em ajudar.
Outros em amar.
Outros em odiar.
Outros em dominar.
Outros em ser dominados.
Outros em desaparecer como o grão de pó da estrada.
Outros em beber.
Outros em ver TV.
Outros numa mistura de todos acima e assim por diante.
A busca do prazer é a força que nos faz aparecer e viver.
Mas o prazer só existe com coisas novas. Cada momento de prazer é acompanhado pela sensação de que é um prazer diferente de todos os anteriores.
Se não fosse assim, seria monótono e, portanto, sem prazer.
- A coisa foi muito bem imaginada, pensei, balançando a cabeça e sentindo prazer em ouvir o rio. E ele continuou:
- Em todo o universo é assim. UMA CONSTANTE MUTAÇÃO. Mutação da energia. A energia é uma só. A mesma energia sob várias formas, mas também ela precisa estar em constante mutação. Ela também precisa se divertir !!!!
- Você está dizendo que uma pedra também sente prazer e dor? Que uma estrela também sente prazer e dor?
Notando meu ar de incredulidade, ele desculpou-se e disse:
- Vou explicar o que está acontecendo:
Para poder conversar com você, e você me entender, eu estou usando o seu meio de comunicação, que são as palavras, ou linguagem de palavras.
Para poder desempenhar seus papéis, vocês inventaram as palavras e entre elas existem as palavras início, fim, nascimento, morte, prazer, dor, Deus, universo, entidades, pedras, estrelas, etc.
Mas fora de seu mundo nada disso existe!!!! As pedras e as estrelas e todas as outras entidades tem equipamentos e recursos diferentes de vocês. Eles desempenham seus papéis de outras maneiras com outros recursos que vocês não podem imaginar e nem têm palavras para definir e que não podem ser percebidos pelos seus sentidos.
Fechei momentaneamente os olhos sob o peso destas palavras.
-Você tem tanta sabedoria, como desenvolveu essa sabedoria?
- Bem, lembre-se de que eu existo há muito tempo e venho observando e aprendendo por todos esses milhões de anos.
Você também já sabe que eu sou sempre um novo rio e, portanto, a cada momento este novo rio, vê coisas diferentes, porque é em si diferente do anterior.
Se eu fosse sempre o mesmo, não perceberia coisas novas.
SE VOCÊ NÃO MUDA SEU MAPA, VOCÊ VERÁ SEMPRE O MESMO TERRITÓRIO, não é ?
- Pare um pouco, eu disse. Respirei fundo, e ele continuou:
- A percepção de coisas novas só é possível se o observador é novo a cada momento.
Se você tomar consciência de que é sempre um observador novo, então você passará a ver sempre coisas novas nas coisas já conhecidas. As pessoas que o cercam serão sempre diferentes a cada dia. Você perceberá as diferenças e as novidades em cada um.
Só você perceberá isso e você ficará em silêncio, olhando e dizendo para você mesmo: "È realmente outra pessoa". Não será necessariamente uma pessoa melhor ou pior. Não será uma árvore melhor ou pior. Não será uma pedra melhor ou pior. Serão todos parte deste universo maravilhoso onde você acabou de renascer!!!
Respirei fundo novamente, e sorri.
- Você é mesmo um rio? Quem é você?
- Para você eu sou um rio antigo de milhões de anos. Para você eu não sou um rio apenas.
- Fale um pouco mais sobre tornar-se um novo ser a cada instante.
- Você se olha no espelho e vê a mesma pessoa sempre. Você olha seu parceiro e vê a mesma pessoa, e assim por diante.
Pela manhã, você sai para viver num mundo já conhecido e igual, a mesma rota, o mesmo trabalho, os mesmos caminhos. Você é o você de ontem e será o você de amanhã.
Sendo assim, você só verá as mesmas coisas ou os mesmos vocês.
Você dirá: Eu sou o Orlando Grudando, sempre fui e sempre serei até a morte. Sou casado com a Andorra Grudando e tenho os filhos... e assim por diante.
Agora se olhe novamente no espelho e pense o seguinte: Desde que nasci eu venho mudando. Ultimamente tenho a sensação de que estou parado, mas não é verdade. Sei que cada célula de meu corpo muda a cada momento. Muda dentro de seu padrão, mas muda. Tudo em meu corpo está sempre mudando. O conteúdo de meu cérebro, de minha mente também está sempre mudando, desde que nasci. Meus filhos crescem e mudam a cada instante, meu cônjuge também muda e, se eu olhar bem, todos estão mudando.
-De onde vem então esta sensação de que não sou novo a cada instante?
-A resposta é: Você precisa ser o Orlando Grudando de sempre para se sentir seguro. Para ser você. Para ser um ator desempenhando seu papel. Para receber os aplausos e as vaias.
Esta fixação nesta sua identidade torna-se quase que uma necessidade e tira sua flexibilidade. Você vive dentro de uma zona de conforto, zona de segurança.
Se você se convencer de que a cada momento você é outra pessoa, então você se tornará flexível e o mundo abrirá suas portas para você ou você abrirá as portas do mundo.
- Pare, eu disse. Sentia meu coração acelerado.
Após algum tempo. ele continuou:
- Você diz: "O mundo está mudando muito rapidamente. As coisas já não são mais as mesmas". Geralmente você nota mais as mudanças com as quais você não está de acordo ou que pioraram e diz:
"Está cada vez mais difícil viver neste mundo!!"
Embora as mudanças sejam provocadas por você mesmo, na necessidade de mais prazer, você reage contra elas e se enrijece cada vez mais. Você gostaria de poder controlar as mudanças, mas não pode.
Interrompi-o mais uma vez e perguntei:
- O que fazer então?
- É necessário ser flexível. Aceitar. Aceitar não, porque implica que você está reagindo. Fluir é a palavra certa.
Flexibilidade é uma de minhas mais fortes características. Sigo meu curso, onde é possível. Os obstáculos não existem. Contorno-os, sempre em frente, sempre em direção ao meu maior objetivo, que é chegar ao oceano.
Digo maior objetivo porque, para chegar lá, é preciso ter objetivos menores e um dos meus objetivos menores é descobrir opções a cada momento. Alternativas que melhorem meu papel, que permitam maiores prazeres.
Se você pensar na idéia da representação, do seu papel neste teatro da vida, ficará mais fácil ser flexível e será possível fluir em vez de enrijecer.
Será possível contornar os obstáculos. Eles deixarão de ser obstáculos e serão partes da paisagem da vida, do fluir da existência.
Serão apreciados enquanto você passa, ficarão para trás e serão lembrados. E você poderá plantar neles árvores floridas, jardins, pomares com frutas deliciosas. Serão sempre lembrados com alegria e lhe darão a sensação de riqueza e poder.
Comentei:
- Parece fácil. Fale um pouco mais sobre isso.
Uma das razões para você se enrijecer, isso é, ficar preso em suas convicções limitantes, é o medo da derrota, o medo de arriscar, o medo de uma mudança desconhecida, pois você busca o prazer e foge da dor. Uma mudança pode significar desprazer!!!
Alguma experiência antiga negativa que está viva e forte,segura-o como que para protegê-lo de repetir a dor. Experiência de frustração, de derrota, de desilusão.
Alguém lhe diz: "Não existem derrotas, somente resultados".
Você balança a cabeça em aprovação e gosta. Mas dentro de você existem as emoções que, por serem emoções, são poderosas. Certamente uma delas tem medo de correr o risco e se frustrar ou sofrer novamente.
E aí não adianta muito você pensar em ter força de vontade, porque quem comanda quase sempre são as emoções .
- Da maneira como você fala, não parece fácil!
- Você está se esquecendo de que existem as emoções que trazem uma visão da felicidade e do prazer e com estas você pode contar para conseguir o que quiser !
Vou lhe contar uma história que ocorreu há pouco tempo:
O nome dele é Sr. Galdino. Todos os dias ele cruzava de uma margem do rio à outra pela manhã e, ao pôr-do-sol, ele voltava para casa.
Alí.
Ele era hábil com o pequeno barco. Carregava várias coisas, ferramentas, às vezes, bananas, abóboras, etc. e eu notei que sempre havia uma barrica de madeira.
Apesar de hábil no remo, ele às vezes tinha que fazer um grande esforço. Mesmo quando só havia a barrica de madeira, o esforço era grande.
E eu estava sempre curioso sobre o que havia na barrica, mas não conseguia descobrir.
Interrompi-o e comentei:
-Mas você com sua capacidade de ler a mente das pessoas não conseguiu descobrir o conteúdo da barrica?
- Pois é, por isso mesmo é que fiquei cada vez mais intrigado. Nem ele sabia qual o conteúdo da barrica!
Eu pensava: "Se ele não sabe o que contém a barrica, para que ele a carrega sempre?"
Um dia não resisti e perguntei lhe: Sr. Galdino, para que você está sempre carregando esta barrica?
Ele largou o remo, levantou o chapéu ligeiramente, coçou a cabeça, olhou para cima e para o lado, pensou um bom tempo e disse:
-Não estou bem certo, mas sinto que ela equilibra o barco. Já tentei várias vezes me livrar dela, mas não consegui. Alguma coisa, uma espécie de força interna me força a recolocá-la no barco. Sinto que ela é como se fosse uma parte de mim e do barco.
Naquele momento eu descobri o conteúdo da barrica. Mas fiquei quieto. Não adiantava dizer a ele, porque ele tinha de descobrir por si.
E o Sr. Galdino continuou por vários anos remando com grande esforço, carregando sempre aquela barrica, que parecia que estava cada vez maior.
Até que um dia, uma tempestade o colheu bem no meio da travessia. O pequeno barco balançava, jogava e se empinava e o Sr. Galdino, agarrado à barrica, não sabia se remava ou se segurava a barrica, se segurava a barrica, ou se remava, e com uma mão segurava a barrica e com a outra tentava remar. Às vezes largava a barrica e remava, e logo a seguir tinha de largar o remo e segurar a barrica...
O Sr. Galdino, com seus longos anos de prática sabia que precisava remar para sair da tempestade, mas ele não podia soltar a barrica, se não ele iria junto com ela para a água, porque a barrica era uma parte dele .
Após anos e anos de travessia, às vezes em noites escuras como breu, tinha aprendido a confiar em sua intuição e agora, rapidamente como um relâmpago, ele sentiu a intuição lhe dizer: "SOLTE A BARRICA E PARE DE LUTAR"!, e foi o que ele fez.
De lutar parou
A barrica afundou
A tempestade acabou
A mente clareou
E aconteceu um quase milagre! No instante exato em que a barrica se foi, a tempestade terminou, o vento se acalmou, as nuvens ameaçadoras desapareceram, o sol surgiu, e o bem-te-vi cantou.
Primeiramente ele sorriu, depois deu sonoras gargalhadas, respirou fundo, encheu o peito com aquele ar gostoso do rio, sorriu novamente e nunca mais perdeu aquele sorriso maravilhoso.
O barco agora, sem a barrica, fluía leve, fácil de manobrar e de remar, fácil de contornar os obstáculos e fácil de chegar ao seu objetivo.
E o Sr. Galdino compreendeu o que tinha dentro da barrica !!
E eu impaciente perguntei:
- O que tinha dentro da barrica?
O rio respondeu:
-Tinha as experiências ruins do Sr Galdino.
Tinha suas crenças limitantes e negativistas .
Tinha aquelas sensações que faziam ele ver dificuldades em quase tudo,
Tinha aquelas partes que criavam conflitos.
Tinha os medos injustificados.
Tinha os medos de errar.
Tinha os medos de mudar.
Tinha as forças que o enrijeciam e
Que não lhe permitiam ser flexível.
Tinha os obstáculos da travessia da sua vida.
No momento em que ele se desfez do grande peso que era a barrica, ele mudou e se tornou outro Sr. Galdino. Ele RESNASCEU .
Então o rio fez uma pausa, como que aguardando uma pergunta minha. Timidamente perguntei:
- O que mais tinha na barrica?
Ele disse pausadamente:
Tinha o raciocínio lógico do Sr Galdino!
Abri a boca, pasmado, e repeti:
-O raciocínio lógico do Sr Galdino?
Explica isso, por favor:
O raciocínio lógico a que me refiro é aquele diálogo interno que estava sempre justificando a necessidade de carregar a barrica com toda aquela tralha. Estava sempre provando por A mais B que os obstáculos existiam mesmo.
Que os medos se justificavam, que ele estava certo e os outros errados, ou vice-versa. Que ele não estava se comportando como devia para seu bem-estar, ou então eram os outros.
Que ele tinha que agüentar, que a vida é uma luta contínua, que o mundo não estava dando a ele as oportunidades que ele merecia, que os culpados de tudo ou quase tudo eram os governos ,seus pais, etc.
Se você olhar agora para mim, você verá o Sr. Galdino sentado calmamente no pequeno barco , pescando , sem a necessidade de fazer a travessia. Ele não tem mais que chegar lá. De fato não há travessia a ser feita. Ele já tem todos os recursos aqui.
Nesse ponto o ônibus passou rápido demais por um quebra molas e
O ônibus balançou
A magia se acabou
O rio se calou
Por ter um novo amigo
E por ter mais opções
E meus olhos umedeceram de alegria

José Augusto Sathler
CIDADE ONLINE
16/10/2014

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

  1. Cidades
  2. Turismo
  3. Cultura
  4. Economia
  5. Educação
  6. Energia
  7. Sociedade
  8. esporte
  9. Infraestrutura
  10. Política
  11. Saneamento
  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Morre Fador Sampaio, o promotor criminal com fama de durão

Morre Fador Sampaio,…

Fador Sampaio Com mais de 1.000 júris em seu curr...

Búzios: A “dupla fração” voltou, qual será a intenção?

Búzios: A “dupla fra…

Câmara aprova PLC enviado pelo prefeito com poss...

MPRJ recomenda retirada de projeto que cria cargos em Cabo Frio

MPRJ recomenda retir…

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro...

Prefeitura de Cabo Frio libera uso de sonorização para bares e estabelecimentos comerciais

Prefeitura de Cabo F…

Quiosques da Praia das Palmeiras utilizam som com ...

Falta de chuva prejudica enchimento dos reservatórios de água de Casimiro de Abreu

Falta de chuva preju…

Altas temperaturas também provocam redução no ab...

Vacinação antirrábica será no próximo sábado, dia 8, em Cabo Frio

Vacinação antirrábic…

Cabo Frio promove, no sábado (08), a Campanha de...

São Pedro da Aldeia realiza Campanha Antirrábica até 30 de novembro

São Pedro da Aldeia …

Os donos de cães e gatos, a partir de dois meses...

São Pedro da Aldeia abre inscrições para Casamento Comunitário

São Pedro da Aldeia …

Estão abertas as inscrições para o terceiro Casa...

Solar dos Massa será restaurado com verba da iniciativa privada

Solar dos Massa será…

Edificação do século XVIII abriga a Biblioteca M...

Cabo Frio marca presença no Boulevard Olímpico no Rio de Janeiro

Cabo Frio marca pres…

Governador Francisco Dornelles recebe o material p...

Praia do Peró pode receber Bandeira Azul

Praia do Peró pode r…

 Praia do Peró, Cabo Frio/RJ (PapiPress) Com...

Rio das Ostras Jazz & Blues foi adiado para novembro

Rio das Ostras Jazz …

A data prevista é de 12 a 15 de novembro. A Pre...

Programa de Artesanato do Estado realiza cadastramento em Arraial do Cabo

Programa de Artesana…

Renda de Bilro é uma tradição em Arraial do Cabo (...

MPF denuncia prefeito de Cabo Frio (RJ) após quatro advertências

MPF denuncia prefeit…

Alair Correa, prefeito de Cabo Frio, RJ (RC24hs)Al...

Prefeito de Búzios é condenado por improbidade administrativa

Prefeito de Búzios é…

André Granado, prefeito de Búzios, RJ O Ministéri...

Aeroporto de Búzios é reaberto para voos executivos

Aeroporto de Búzios …

Após quatro anos fechado, o Aeroporto Umberto Modi...

MPRJ obtém nulidade do contrato para o VI concurso público de Rio das Ostras

MPRJ obtém nulidade …

Prefeitura de Rio das Ostras (Divulgação)O Ministé...

Cabo Frio terá I Encontro Empresarial

Cabo Frio terá I Enc…

Cabo Frio, pronta para o consumo (Tatiana Grynberg...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Brasil deve receber recorde de estrangeiros no verão

Brasil deve receber …

Casa da Flôr, em São Pedro da Aldeia, é um dos atr...

2017 terá nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos

2017 terá nove feria…

Orla Bardot, em Búzios /RJ (PapiPress) O Ministér...

Governo lança cartilha para atendimento de turistas LGBT

Governo lança cartil…

Público LGBT representa 10% dos viajantes no mun...

Temporada de cruzeiros começa dia 21 de novembro e terá sete navios na costa brasileira

Temporada de cruzeir…

Navios em Búzios (Foto de Sérgio Quissak)Os transa...

Para Ministério do Turismo, legalização de cassinos no País é uma prioridade

Para Ministério do T…

Palácio Quitandinha (Petrópolis /RJ) foi construíd...

Setor de Turismo de Cabo Frio já pode fazer cadastramento no Programa Cadastur

Setor de Turismo de …

Bouvelard Canal em Cabo Frio tem grande movimentaç...

Roteiro Rio Serra Mar é lançado

Roteiro Rio Serra Ma…

Prainha em Casimiro de Abreu /RJ Dar a oportunida...

Turistas devem viajar para o interior do Rio durante Olimpíadas

Turistas devem viaja…

Boca da Barra, Cabo Frio/RJ (reprodução)Dos mais d...

Cresce interesse por viagem de ônibus a lazer, diz estudo

Cresce interesse por…

Praia dos Ossos, Búzios/RJ (Marte de Oliveira)Búzi...

UFF inicia pesquisa sobre inventário da oferta turística em Casimiro de Abreu

UFF inicia pesquisa …

Ação faz parte do projeto Inventário da Oferta T...

Iguaba Grande aprova Lei para multar quem joga lixo na orla

Iguaba Grande aprova…

Os vereadores de Iguaba Grande/RJ aprovaram por ...

Pesquisa vai mapear momento atual e perspectivas do setor turístico no Rio de Janeiro

Pesquisa vai mapear …

Prainha, Arraial do Cabo/RJ, é uma das principais ...

Trade propõe reajuste na tarifação de ônibus de excursão em Cabo Frio

Trade propõe reajust…

Estacionamento de ônibus de excursões em Cabo Frio...

Hotelaria de Cabo Frio tem uma das piores temporadas dos últimos anos

Hotelaria de Cabo Fr…

Cidade repetiu lotação dos anos anteriores sem tra...

Hotéis de Cabo Frio mantém expectativa de ocupação durante o Carnaval

Hotéis de Cabo Frio …

Praia do Forte, Cabo Frio/RJ (Papipress) Apesar d...

Setor turístico de Cabo Frio se organiza em sindicato patronal

Setor turístico de C…

Praia do Forte, Cabo Frio/RJ (PapiPress) O SEHR C...

“Bandeira Azul” foi hasteada em Rio das Ostras

“Bandeira Azul” foi …

Praia do Remanso, Rio das ostras (Maurício Rocha) ...

Operação de fim de ano nos principais aeroportos do país começa dia 10

Operação de fim de a…

Aeroporto de Cabo Frio/Rj (papiPress) O ministro ...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Ibram abre inscrições para semana de museus 2017

Ibram abre inscriçõe…

Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos em Cabo Fr...

MP ajuíza ação para Uerj reformar prédio histórico em Petrópolis

MP ajuíza ação para …

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) en...

Orquestra Sinfônica Nacional lança CD interpretando compositores contemporâneos

Orquestra Sinfônica …

Lançamento será na Sala Cecília Meireles no domi...

Demolição no Sabadão

Demolição no Sabadão

Situação da Casa Paroquial no sábado de manhã (12/...

‘A Noite dos Tempos’ teve exibição única no Municipal de Cabo Frio

‘A Noite dos Tempos’…

‘A Noite dos Tempos’ aborda culturas africanas, i...

MART tem programação intensa e diversifica em julho

MART tem programação…

Todas as trações são gratuitas Do dia 11 a 15 d...

Carlos Scliar ganha mostra panorâmica com 150 obras na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Carlos Scliar ganha …

Natureza Morta com Jarra Rosa (1985) Reprodução E...

Oficina Livre de Choro

Oficina Livre de Cho…

Aulas acontecen todas as 5ªs feiras no MART O M...

Salão do Livro para Crianças e Jovens começa dia 8 de junho no Rio

Salão do Livro para …

Com duração de 12 dias e extensa programação, 18...

Começa em Paraty a Flip que tem como homenageada Ana Cristina Cesar

Começa em Paraty a F…

A poeta Ana Cristina Cesar (1952-83) foi escolhi...

Correios lança edital para ocupação de unidades culturais

Correios lança edita…

Os Correios lançaram no dia 2 de maio seu Edital...

Corredor Cultural do MPRJ recebe exposição de Milu Petersen

Corredor Cultural do…

O Corredor Cultural do Ministério Público do Est...

Com 160 imagens, exposição Modernidades Fotográficas chega ao Rio

Com 160 imagens, exp…

Já está aberta ao público do Rio de Janeiro a ex...

Jorge Cerqueira apresenta exposição no Mart em Cabo Frio

Jorge Cerqueira apre…

Mostra Alhures segue no Mart, no Convento Nossa ...

Cabo Frio ganha galeria de arte a céu aberto

Cabo Frio ganha gale…

65 artistas transformaram cerca de 900 metros de...

Obra poética ''As Primaveras'' está acessível em e-book e audiobook

Obra poética ''As Pr…

O acesso é feito através do site da prefeitura de ...

 Abertas inscrições para a Escola de Música Villa-Lobos de Búzios

Abertas inscrições …

Desde o dia 07 de dezembro estão abertas as insc...

Câmara de Cabo Frio lança Corredor Cultural Torres do Cabo

Câmara de Cabo Frio …

A partir do dia 8 de dezembro a Câmara Municipal...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
FIRJAN leva empresas de moda de Cabo Frio para salão de negócios em outros estados

FIRJAN leva empresas…

Objetivo da iniciativa é promover acesso a novos...

Técnicas de conservação do solo melhoram produção das lavouras na serra fluminense

Técnicas de conserva…

Canais de contencao, em Porciuncula, RJ. Vistos de...

Chuvas aumentam produção de leite no Rio de Janeiro

Chuvas aumentam prod…

No Norte Fluminense, pecuaristas afirmam que cus...

Busca pelo fim do 13º aluguel nos shopping centers avança

Busca pelo fim do 13…

Shopping Parklagos em Cabo Frio (reprodução) Proj...

Prazo de adesão ao parcelamento de dívidas do IPVA no Rio termina dia 31 de outubro

Prazo de adesão ao p…

Os contribuintes em dívida com IPVA no Estado do...

Cresce o número de interessados em comprar a participação na BR Distribuidora

Cresce o número de i…

Desde que colocou a empresa a venda, a estatal j...

Petrobrás quer deixar áreas de biocombustíveis, petroquímica, fertilizantes e distribuição de GLP

Petrobrás quer deixa…

O feirão da Petrobrás, que ganhou corpo nos últi...

Fazenda sustentável no Sul Fluminense serve de modelo para produtores rurais

Fazenda sustentável …

eucaliptos plantados na fazenda, dentro do sistema...

Número de produtores orgânicos aumenta 10 vezes em três anos no Noroeste Fluminense

Número de produtores…

Região pode ganhar versão do Circuito Carioca de...

Dois mil exemplares de atuns e afins serão marcados na costa fluminense no próximo ano

Dois mil exemplares …

Professor de Cabo Frio coordena os trabalhos A ...

Justiça determina retorno da proteção às espécies aquáticas em todo território nacional

Justiça determina re…

Garoupa é uma das espécies protegidas (reprodução)...

Primeira fábrica da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido será em Itatiaia

Primeira fábrica da …

A fábrica recebeu a Licença de Operação (LO) par...

Correios expande venda de consórcios para agências de todo o Brasil

Correios expande ven…

Em parceria com o Banco do Brasil, produto será ...

Procon descarta mais de 350 kg de alimentos impróprios em Arraial do Cabo

Procon descarta mais…

O Mercado Só Ofertas e duas filiais dos supermer...

Novas licitações devem gerar 5,5 mil empregos no Comperj

Novas licitações dev…

Certames serão lançados no início de 2016 Após ...

Incubadora de empreendimentos inovadores de Macaé será inaugurada em janeiro

Incubadora de empree…

Maquete eletrônica do parque (Divulgação) Algumas...

Emissoras AM terão que pagar até R$ 4,4 milhões para migrar para FM

Emissoras AM terão q…

Região dos Lagos tem três emissoras de rádio opera...

Compostagem garante reaproveitamento de resíduos da floricultura

Compostagem garante …

Na produção de flores, compostagem pode substituir...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
MEC divulga lista com escolas escolhidas para programa de ensino integral

MEC divulga lista co…

Escolas com maior nível de vulnerabilidade socio...

Pesquisadores mapeiam trechos da costa brasileira

Pesquisadores mapeia…

Navio Vital Oliveira em Arraial do Cabo (Divulgaçã...

Matrículas abertas para escolas públicas estaduais nas regiões Norte e Noroeste

Matrículas abertas p…

Vagas são para alunos que desejam ingressar em u...

Universidade realiza pesquisa sobre peixes da Lagoa de Araruama

Universidade realiza…

Monitoramento, encomendado pelo Comitê das Bacia...

Correios oferece cursos a distância para a comunidade

Correios oferece cur…

São oferecidos cursos de Língua Portuguesa, Libras...

Secretarias devem aderir ao Novo Mais Educação até 4 de novembro

Secretarias devem ad…

Estados e municípios devem indicar quais escolas t...

MEC publica portaria que institui tempo integral em 572 escolas do ensino médio

MEC publica portaria…

O Ministério da Educação publicou na edição do d...

Alunos da rede estadual aprovados em vestibulares e concursos terão certificado

Alunos da rede estad…

Decreto garante que alunos recebam o certificado...

Universidade promove Feira de Profissões em outubro

Universidade promove…

Evento da UVA oportuniza aos estudantes do Ensin...

FAETEC oferece cerca de 50 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

FAETEC oferece cerca…

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 Ao ...

Rio das Ostras informatiza acervo de bibliotecas de escolas municipais

Rio das Ostras infor…

Depois de um amplo processo, que incluiu catalog...

Escola de Cabo Frio é selecionada para o Festival das Escolas 2016

Escola de Cabo Frio …

A Escola Municipal Américo Vespúcio garantiu a i...

 Abertas inscrições para cursos livres do SENAI em São Pedro da Aldeia

Abertas inscrições …

Dando continuidade à oferta de cursos de qualifi...

Abertas as inscrições para cursos gratuitos na área do turismo em Cabo Frio

Abertas as inscriçõe…

Praia do Forte, Cabo Frio/RJ (papipress) Estão ab...

Última semana de inscrição para FAETEC Noroeste

Última semana de ins…

Perto de mil vagas em cursos profissionalizantes...

Secretaria de Educação divulga datas para as Pré-matrículas Online em Cabo Frio

Secretaria de Educaç…

  Prédio de escola municipal em Cabo Frio A...

Pesquisas realizadas em Cabo Frio contribuem para banco de dados internacional

Pesquisas realizadas…

Encontro para avaliar cadeia do atum e espécies ...

São Pedro dá início à agenda permanente de discussões com SEPE

São Pedro dá início …

Secretário de Educação, Evaldo Bittencourt quer di...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Petrobras atinge marca de 1 bilhão de barris de petróleo no pré-sal

Petrobras atinge mar…

Quantidade foi alcançada seis anos após a entrad...

Nova lei do pré-sal abre muitas alternativas de investimos para Petrobrás e empresas internacionais

Nova lei do pré-sal …

Pedro Parente, presidente da Petrobras (Divulgação...

Brasil Offshore confirma evento em Macaé no próximo ano

Brasil Offshore conf…

A Brasil Offshore, antiga Macaé Offshore, está c...

Ampla muda de nome e adota marca global da Enel no Brasil

Ampla muda de nome e…

As distribuidoras de energia da Enel no Brasil, ...

Petrobrás corta exigências para pequenas contratações e reduz burocracia

Petrobrás corta exig…

A Petrobrás deu um passo que pode dar muita agil...

Petrobrás está em negociações avançadas para venda da Liquigás

Petrobrás está em ne…

A Petrobrás está perto de se desfazer de mais um...

Petrobrás bate novo recorde de produção de petróleo em setembro

Petrobrás bate novo …

Se tem algo que melhora a cada mês na Petrobrás,...

Câmara aprova projeto do pré-sal que pode sacudir o mercado de petróleo no Brasil

Câmara aprova projet…

Demorou, mas saiu. Muita discussão, muito bla, b...

Petroleiros anunciam greve por tempo indeterminado

Petroleiros anunciam…

O Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de ...

Venda da BR Distribuidora impulsiona investimentos no setor de óleo e gás

Venda da BR Distribu…

Mesmo em meio à crise, o interesse estrangeiro p...

Rio Oil&Gas abre inscrições para edição 2016

Rio Oil&Gas abre…

O Rio de Janeiro vai voltar a receber executivos...

Produção da Petrobrás no pré-sal atinge novo recorde em julho

Produção da Petrobrá…

FPSO Cidade de Saquarema (Divulgação) A produção ...

Petrobrás avalia propostas pela BR Distribuidora

Petrobrás avalia pro…

Estatal estuda repassar controle da subsidiária ...

Aprovado texto-base do projeto que retira obrigação de operação exclusiva da Petrobrás no pré-sal

Aprovado texto-base …

Os deputados de uma comissão especial da Câmara ...

Produção da Petrobras cresce 6,2% em maio com avanço do pré-sal

Produção da Petrobra…

A produção de petróleo da Petrobras no Brasil at...

Petrobrás instala nova ponte na plataforma P-48 após acidente em abril

Petrobrás instala no…

A Petrobrás vem reestruturando suas operações na...

Petrobrás registra prejuízo de R$ 1,25 bilhão no primeiro trimestre

Petrobrás registra p…

Às vésperas da chegada de uma nova gestão, a Pet...

Petrobrás superestimou em US$ 45 bi o retorno financeiro de 59 projetos

Petrobrás superestim…

Petrobrás superestimou em US$ 45 bi o retorno fina...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Artesanato é opção criativa e barata para presentes de Natal

Artesanato é opção c…

Casa Artesanal oferece muitas opções de presentes ...

Nono dígito é implementado na região Sul no dia 6/11

Nono dígito é implem…

A partir do dia 6 de novembro de 2016, deverão s...

Cartas para o Papai Noel dos Correios podem ser entregues nas agências a partir de 1º de novembro

Cartas para o Papai …

De 1º a 18 de novembro, no Estado do Rio, crianç...

Governo amplia prazo para municípios elaborarem Plano de Mobilidade Urbana

Governo amplia prazo…

O prazo mudou de três para sete anos para integr...

Transpetro abre concurso com 141 vagas imediatas

Transpetro abre conc…

As inscrições vão até o dia 31 de outubro A Trans...

Oficina restaura brinquedos usados  para doar para crianças carentes

Oficina restaura bri…

A meta para 2016 é atender mil pessoas da zona r...

Detran/ RJ cassa motoristas e determina que entreguem carteiras de habilitação

Detran/ RJ cassa mot…

O Detran/RJ notificou pelo Diário Oficial, 16 mo...

Voz do Brasil tem novo formato

Voz do Brasil tem no…

Ouvintes poderão tirar dúvidas sobre programas s...

Prolagos promove campanha de adesão à tarifa social

Prolagos promove cam…

Famílias cadastradas em qualquer programa social...

Detran/ RJ notifica mais de 3.000 condutores com habilitação suspensa

Detran/ RJ notifica …

O Detran publicou no Diário Oficial, uma lista d...

MPF/RJ abre seleção de estágio para Direito

MPF/RJ abre seleção …

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Jan...

Moradores revitalizam Pracinha do Caminho Verde

Moradores revitaliza…

Após mutirão de limpeza, moradores continuam inc...

Moradores fazem mutirão de limpeza na Pracinha do Caminho Verde neste domingo, 1° de Maio

Moradores fazem muti…

Lixo e entulhos se acumulam na praça Em tempos em...

Anatel proíbe limites na internet fixa por prazo indeterminado

Anatel proíbe limite…

O Conselho Diretor da Anatel decidiu nesta sexta...

Universidade orienta sobre o preenchimento da declaração de imposto de renda

Universidade orienta…

Serviço gratuito está disponível aos contribuint...

Banda larga fixa tem a pior avaliação dos consumidores em pesquisa de satisfação

Banda larga fixa tem…

Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de ...

Procon RJ autua bancos por recusa no recebimento de contas na boca do caixa

Procon RJ autua banc…

Itaú, Bradesco, HSBC e Santander devem voltar a ...

Consumidores de 66 cidades do Rio de Janeiro terão aumento na conta de luz

Consumidores de 66 c…

Os consumidores atendidos pela distribuidora Amp...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Karol Ribeiro é tricampeã estadual de surfe

Karol Ribeiro é tric…

No domingo (27), o Canto do Recreio (RJ), foi o ...

Rio de Janeiro recebe prova internacional de ciclismo no dia 20

Rio de Janeiro receb…

Prova com 170 km terá largada em Guapimirim e ch...

Abertas inscrições para patrocínio de projetos esportivos educacionais

Abertas inscrições p…

Esporte Comunitário Surf - Vencedor da Edição 2015...

MPF/RJ e BR Marinas firmam acordo para garantir uso público da Marina da Glória

MPF/RJ e BR Marinas …

TAC também prevê projeto social para estudantes da...

Objetos perdidos nos Jogos Rio 2016 ficam nos Correios até a próxima semana

Objetos perdidos nos…

Termina na próxima quinta-feira (27) o prazo par...

Karol Ribeiro representa o Brasil no Mundial Junior de Surfe

Karol Ribeiro repres…

Atleta cabo-friense é campeã brasileira amadora&...

Campeonato profissional de MMA vai movimentar região em setembro

Campeonato profissio…

Wylson Monteiro e Luciano Santos, da equipe Everto...

Itacoatiara Pro confirma sua quinta edição para junho

Itacoatiara Pro conf…

Novidade para essa temporada será a inclusão da ...

Comitê Rio 2016 libera novo lote de ingressos

Comitê Rio 2016 libe…

O Comitê Rio 2016 informou que vai passar a faze...

33º Fest Verão de São Pedro da Aldeia tem Vela, Winsurf e Beach soccer

33º Fest Verão de Sã…

Amistoso internacional de beach soccer entre Bra...

Justiça Federal barra obras olímpicas na Lagoa Rodrigo de Freitas

Justiça Federal barr…

Decisão atende pedido do MPF em ação civil públi...

Correios oferece selo personalizado dos Jogos Rio 2016

Correios oferece sel…

Os Correios estão oferecendo um novo produto par...

Surfista Karol Ribeiro começa o ano de competições na Austrália

Surfista Karol Ribei…

A surfista cabo-friense Karol Ribeiro, já se enc...

Monike Azevedo vai disputar a primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon

Monike Azevedo vai d…

Competição acontece dia 26 de março em Santos (S...

Arthur Ribeiro é campeão brasileiro na liga nacional de judô

Arthur Ribeiro é cam…

Cabo-friense Arthur Ribeiro é campeão de Judô em t...

Kanaloa Club promete movimentar esportes náuticos em Iguaba Grande

Kanaloa Club promete…

Canoa Havaiana na Praia das Palmeiras, Cabo Frio/R...

Karol Ribeiro regressa do Mundial Profissional com excelente resultado

Karol Ribeiro regres…

Karol Ribeiro (Divulgação) A surfista cabo-friens...

MPF garante acesso público à Marina da Glória e à Baía de Guanabara

MPF garante acesso p…

Concessionária BR Marinas assinou termo de ajust...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Mais de 450 mil veículos devem trafegar pela BR-101 no Feriado da Proclamação da República

Mais de 450 mil veíc…

Durante o feriado prolongado da Proclamação da R...

Terminal de Macaé amplia área offshore e poderá receber navios de regaseificação

Terminal de Macaé am…

O Terminal Portuário de Macaé (Tepor), localizad...

Multas de trânsito ficarão mais caras a partir de 1° de novembro

Multas de trânsito f…

As multas de trânsito ficarão mais caras a partir ...

Terminal de petróleo do Porto do Açu recebe autorização de alfandegamento

Terminal de petróleo…

Receita Federal deu aval para alfandegamento no ...

Farol baixo passa a ser obrigatório em rodovias

Farol baixo passa a …

Multa é de R$ 85 e 4 pontos na CNH. Medida tem c...

Novo terminal de Macaé aposta na retomada da indústria brasileira de petróleo

Novo terminal de Mac…

Concepção do novo porto de Macaé, RJ. (reprodução)...

Novos terminais do Porto do Açu somam investimentos de R$ 1,5 bilhão

Novos terminais do P…

Com as atenções voltadas ao futuro, a indústria ...

Porto do Açu irá inaugurar terminal de petróleo na próxima semana

Porto do Açu irá ina…

Um dos maiores investimentos recentes na indústr...

Inea e Transpetro assinam TAC para o Terminal da Baía de Ilha Grande

Inea e Transpetro as…

Pelo TAC fica proibida a prática de transferênci...

BR101-RJ prevê tráfego mais de 450 mil veículos no Feriadão de Páscoa

BR101-RJ prevê tráfe…

BR 101, km 195 em Casimiro de Abreu/RJ (Divulgação...

Secretaria de Portos autoriza novo terminal de uso privado no porto do Açu

Secretaria de Portos…

O Porto do Açu ganhará mais um terminal, desta v...

BR 101 RJ implanta faixa reversível para Operação Carnaval

BR 101 RJ implanta f…

Rodovia reforça efetivo para atender 1,2 milhão ...

Autopista Fluminense tem operação especial no final do ano

Autopista Fluminense…

Perto de 1 milhão de veículos deverão trafegar p...

Via Lagos realiza Operação Verão

Via Lagos realiza Op…

Rodovia espera tráfego de 148 mil veículos no Na...

PRF faz Operação Rodovida com dez mil agentes nas rodovias federais

PRF faz Operação Rod…

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, n...

Terminal de petróleo do Porto do Açu deve ser concluído ainda este mês

Terminal de petróleo…

A crise parece estar longe do Porto do Açu. Apes...

BR-101 no Rio passa a se chamar Presidente Nilo Peçanha

BR-101 no Rio passa …

BR 101, trecho em Macaé/RJ (reprodução) A homenag...

Macaé quer acelerar a construção do novo Terminal Portuário

Macaé quer acelerar …

Maquete digital do empreendimento (Divulgação) O ...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Procuradoria Eleitoral quer condenação de ex-prefeito de Silva Jardim por compra de votos

Procuradoria Eleitor…

Zelão, ex-prefeito de Silva Jardim e o ex-governad...

TRE altera resultados de eleições em cinco cidades do Estado do Rio

TRE altera resultado…

Renatinho Vianna elegeu-se prefeito de Arraial do ...

Axiles Corrêa é denunciado por peculato pelo MPRJ

Axiles Corrêa é denu…

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (...

Alcebíades Sabino é condenado por improbidade administrativa

Alcebíades Sabino é …

Alcebíades Sabino, prefeito de Rio das Ostras (Div...

MP Eleitoral obtém impugnação de dois candidatos a prefeito de Rio das Ostras

MP Eleitoral obtém i…

Alcebiades Sabino, atual prefeito Carlos Au...

MP obtém bloqueio de bens do prefeito de Cabo Frio e afastamento de dois secretários

MP obtém bloqueio de…

Alair Correa, prefeito de Cabo Frio/RJ (Divulgação...

TSE mantém cassação do prefeito reeleito de Arraial do Cabo (RJ)

TSE mantém cassação …

Andinho, quando em campanha para prefeito de Arrai...

Prazos do calendário eleitoral terminam hoje

Prazos do calendário…

  Novos prazos referentes ao calendário el...

MPF processa prefeito de Maricá (RJ) por crime com vítimas fatais

MPF processa prefeit…

Quaquá é acusado por expor aviões a perigo, o qu...

Enquetes estão proibidas nas Eleições 2016

Enquetes estão proib…

Uma novidade nas Eleições 2016, a proibição de r...

TSE divulga limites de gastos de campanha para eleições deste ano

TSE divulga limites …

Em Cabo Frio candidatos a prefeito podem gastar ...

Partidos já podem escolher candidatos para eleição municipal

Partidos já podem es…

Desde o dia 20 de julho, os partidos políticos p...

Prefeito de Arraial do Cabo (RJ) é denunciado por corrupção eleitoral

Prefeito de Arraial …

Wanderson Cardoso de Brito (PMDB), prefeito de Arr...

Jornalistas lançam guia para melhorar a cobertura das eleições municipais de 2016

Jornalistas lançam g…

Eleitores dos 5.570 municípios brasileiros irão ...

PRE/RJ quer que TRE considere ex-prefeito de Macaé inelegível

PRE/RJ quer que TRE …

TCE rejeitou contas de Riverton Mussi, já punido...

PRE/RJ realiza audiência pública em 05/07 sobre as eleições 2016

PRE/RJ realiza audiê…

Mecanismos de controle e cidadania serão os tema...

Prefeito e dois secretários de Barra Mansa são afastados por improbidade administrativa

Prefeito e dois secr…

Cidade de Barra Mansa, RJ (Reprodução) O Ministér...

PRE/RJ pede condenação de Rosinha Garotinho por abuso de poder

PRE/RJ pede condenaç…

TSE deve julgar recurso sobre contratação tempor...

  • 1
  • 2
Prev Next
Prefeituras têm até dezembro para informar dados sobre saneamento

Prefeituras têm até …

Bairro de Cem Braças, em Búzios, sofre com alagame...

Seminário gratuito vai discutir saneamento básico em Cabo Frio

Seminário gratuito v…

Problema recorrente: Deficiência no sistema de san...

Prolagos inicia a operação da rede separadora de esgoto em Geribá

Prolagos inicia a op…

Lagoa de Geribá, Búzios/RJ (Ernesto Galiotto)Popul...

Prolagos assume tratamento de esgoto de Arraial do Cabo

Prolagos assume trat…

Esgoto in natura despejado na Praia dos Anjos, em ...

São Pedro da Aldeia amplia rede de saneamento com recursos do ICMS Verde

São Pedro da Aldeia …

Obra vai captar esgoto do bairro Camerum Começa...

Desmunicipalização do tratamento de esgoto em Arraial do Cabo é discutido na ALERJ

Desmunicipalização d…

Assunto foi pauta das Comissões de Assuntos Muni...

Campanha da Fraternidade 2016 enfatiza direito ao saneamento

Campanha da Fraterni…

Esgoto despejado na orla do Rio de Janeiro (Foto F...

Saúde Nota 10 beneficia mais de nove mil estudantes na Região dos Lagos em 2015

Saúde Nota 10 benefi…

Promover a boa prática social que contribui para...

Recursos do ICMS Verde ampliam rede separadora de esgoto em São Pedro

Recursos do ICMS Ver…

Obras no bairro Baixo Grande, em São Pedro da Alde...

Empreendimentos precisam garantir eficiência de suas estações de tratamento de esgoto

Empreendimentos prec…

ETE do shopping Iguatemi em Campinas SP (reproduçã...

Projeto de inovação hidráulica da Prolagos está entre os três melhores do mundo

Projeto de inovação …

A Bentley Systems, Incorporated, anuncia os finali...

Programa Saúde Nota 10 beneficia mais de 4 mil e 800 estudantes no primeiro semestre de 2015

Programa Saúde Nota …

Programa de educação socioambiental da Prolagos&...