Menu

Abertura de barras

Meu recorte da costa da Região dos Lagos fluminense à foz do rio Itapemirim, no Espírito Santo, parece não ter nenhum critério, mas tem, mesmo que especialistas de mim discordem. De serra do Inoã, divisor de águas entre a baía de Guanabara e a Região dos Lagos, até o rio das Ostras, as lagoas se estendem de forma paralela à costa. São lagoas de restinga bastante semelhantes às lagoas de Jacarepaguá. O complexo da lagoa de Maricá está ligado ao mar pelos canais de Itaipuaçu e Ponta Negra. O complexo das lagoas de Jaconé e Saquarema também se liga ao mar por um canal. A grande lagoa de Araruama comunica-se com o mar pelo canal de Itajuru.

Do rio das Ostras ao rio Itapemirim, formaram-se lagoas como essas, paralelas à costa, e lagoas perpendiculares à linha costeira, sugerindo antigos rios com a foz barrada. Algumas têm barra delgada, que se abrem naturalmente atualmente com bastante raridade e mais amiúde mecanicamente. Outras foram barradas com cordões tão largos que ficaram muito afastadas da costa. Não seria mais possível restabelecer sua comunicação com o mar nem de forma mecânica.

aberturaDeBarras1

 Região dos Lagos: 1- Serra de Inoã; 2- Rio São João

Do rio São João ao rio Macaé
Do rio das Ostras ao rio Macaé, destacam-se três lagoas com esse feitio: a de Iriri, a de Itapebussus e a de Imboacica. Por relatos do século XIX, essas lagoas teriam água salgada, sugerindo um contado periódico com o mar. Em tempos mais remotos ainda, o volume de água deveria manter suas barras permanentemente abertas, caracterizando ecossistemas lóticos, ou seja, com águas correntes. A lagoa de Iriri abriu naturalmente sua barra em 2015, com as fortes chuvas. Mais recentemente, em novembro de 2016, a prefeitura de Macaé abriu a barra da lagoa de Imboacica, depois de parecer do Comitê de Bacias, segundo consta. A autorização tem gerado muita polêmica, pois o INEA declarou ter negado a requisição. Por sua vez, o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sempre se posicionou contrário à abertura de sua barra. A lagoa teve suas margens ocupadas de forma desordenada depois da instalação de uma base da Petrobras em Macaé. Se, antigamente, a barra dessa lagoa se abria por força da água acumulada pelo rio Imboacica ou por ação mecânica, o objetivo era a entrada de peixe para a atividade pesqueira. Hoje, espremida pela malha urbana, muito esgoto corre para suas águas. Quando chove, ou o esgoto não flui ou reflui. Condomínios e hotéis, então, pressionam a prefeitura para a abertura da barra. Atualmente, essas aberturas danosas são mascaradas por pareceres técnicos.

aberturaDeBarras2Aspecto do rio Imboacica, hoje não mais existente. Foto: acervo do DNOS (1957).

Em 1982, o então governador do Rio de Janeiro, Antônio de Pádua Chagas Freitas promoveu a abertura de um canal extravasor da lagoa para o mar. Logo ele foi entupido pela areia transportada por correntes marinhas. Quanto à lagoa de Itapebussus, não há relatos de abertura de sua barra em periódicos nem em autores antigos.

aberturaDeBarras3

 1- Rio São João; 2- Rio Macaé

Do rio Macaé ao rio Paraíba do Sul
No estirão costeiro que se estende do rio Macaé ao rio Paraíba do Sul, as lagoas perpendiculares à costa estão protegidas pelo Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Suas barras não têm sido abertas por razões ambientais. Existem quatro lagoas maiores com esta orientação: Cabiúnas ou Jurubatiba, Comprida, Carapebus (a maior de todas), Paulista e Preta. A de Carapebus tem uma larga barra que já foi aberta várias vezes, pois a lagoa regula as águas da restinga hoje protegida pelo Parque e até da planície aluvial.

aberturaDeBarras4

1- Lagoas de Jurubatiba ou Cabiúnas; 2- Comprida; 3- Carapebus; 4- Paulista; 5-Preta; 6-Barra do canal da Flecha.

Antes da chegada dos europeus ao que hoje recebe o nome de Norte Fluminense, a lagoa Feia escoava suas águas por inúmeros canais que formavam o extinto rio Iguaçu. A atual lagoa do Açu era a sua barra. A lagoa hoje tem forma arredondada, diferindo das que estamos examinando. No passado, ela formava um conjunto lagunar com a lagoa da Ribeira. Os antigos descreviam sua forma como arredondada e paralela à costa. Houve duas tentativas de abreviar sua defluência. A primeira foi empreendida pelo capitão José de Barcelos Machado em 1688. Ele era um grande proprietário rural. A vala aberta entre o rio Iguaçu e o mar recebeu o nome de vala do Furado. Ela só funcionava quando as águas de enchente forçavam sua barra ou mecanicamente. Assim que a pressão da água doce cessava, o mar a tamponava.

A segunda tentativa foi feita pelo engenheiro Marcelino Ramos da Silva, em 1898, que concebeu e efetivou o canal de Jagoroaba ou Ubatuba no ponto em que a lagoa mais se aproxima da linha de costa. O canal foi um fracasso completo, pois que aberto em terreno arenoso que logo desmoronou e assoreou a vala. Entre 1942 e 1949, o extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) abriu o canal da Flecha, ligando a lagoa ao mar e cortando a planície aluvial. O poderoso órgão evitou, assim, o desmoronamento das margens. Mas não pôde evitar que as correntes marinhas dominantes tapassem a barra. Para mantê-la sempre aberta, o DNOS concebeu o prolongamento da barra por dois espigões de pedra, corpo estranho nesse trecho costeiro.

O resultado foi desastroso. A corrente marinha principal acumulou areia no lado direito do canal (em Quissamã) e erodiu o lado esquerdo (em Campos dos Goytacazes). A afastada barra da lagoa Feia aguarda solução, pois o mar a assoreou.

A partir do canal da Flecha, quem se dirige a leste encontrará a lagoa do Lagamar. Seu aspecto não sugere que seja um corpo d’água perpendicular à costa. Será preciso vê-la do alto ou num mapa para concluir que ela era o rio Iguaçu engordado que recebia, ao norte, um volumoso afluente. Quando das cheias, as águas abriam sua barra naturalmente. Os antigos denominavam-na Barra Velha. A urbanização do Farol de São Tomé e da própria lagoa, uma Área de Proteção Ambiental (APA) municipal que foi transformada num ponto de lazer, consolidou o solo de tal forma que a barra não pode mais se abrir nem ser aberta. No entanto, por via subterrânea ainda verte água do mar para a lagoa.

aberturaDeBarras5

Lagoa do Lagamar: 1- Lagoa; 2-remanescentes do rio Iguaçu; 3- afluente do Iguaçu; 4- local da Barra Velha; 5- canal do Quitingute, aberto pelo DNOS; 6- mancha urbana do Farol de São Tomé.

Ainda em direção a leste, encontra-se o estirão final do rio Açu. Foi o que restou dele de forma contínua, recebendo o nome de lagoa do Açu. No local, ele ainda é conhecido por rio Açu. Sua barra está fechada. A salinidade da lagoa costuma ser maior que a do mar. Sua barra era costumeiramente aberta. Hoje, ela está integralmente no interior do Parque Estadual da Lagoa do Açu.

A abertura da barra está proibida.
Continuando a marcha em direção ao rio Paraíba do Sul, encontram-se duas lagoas que, no passado, eram braços auxiliares do Paraíba do Sul. Trata-se das lagoas de Iquipari e de Gruçaí. O rio tinha vários defluentes que o ligavam ao rio Iguaçu. As águas fluíam do primeiro para o segundo. O penúltimo defluente era o rio Água Preta ou Doce. Dele partiam os braços de Gruçaí e Iquipari, que rompiam suas barras quando das cheias do rio principal. Quando o DNOS aprofundou o rio Água Preta e o transformou no canal do Quitingute. A ligação dos dois braços foi cortada e eles passaram a ser conhecidos como lagoas de Gruçaí e Iquipari. A primeira sofreu acentuado processo de urbanização de suas margens, com invasões, inclusive. Sem infraestrutura básica de saneamento, o esgoto das casas é lançado na lagoa e provoca eutrofização (superalimentação da água). Os habitantes das margens pressionam a prefeitura de São João da Barra para a abertura da barra. Então, toda a água poluída vai para o mar. Adultos e crianças banham-se nela e no mar, defronte à barra. Talvez, a lagoa de Gruçaí seja a que mais se assemelha à lagoa de Imboacica, também superurbanizada, só que por residências de luxo e por hotéis.

aberturaDeBarras6

Adensamento urbano na barra da lagoa de Gruçaí, que corre para o mar na forma de língua negra. Foto de Dina Lerner (1992).

Habitualmente, a lagoa de Iquipari também tinha comunicação permanente e/ou periódica com o mar. Prova dessa ligação é o desenvolvimento de plantas exclusivas de mangue no seu interior. Essas plantas ou cresceram a partir de sementes que entraram no sistema quando de sua barra aberta ou foram introduzidas por ação humana.

aberturaDeBarras7

Exemplar de mangue branco na barra da lagoa de Iquipari. Foto do autor (2016)

A mais polêmica abertura da barra da lagoa de Iquipari ocorreu em 1991. A bióloga Norma Crud, da extinta Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), emitiu parecer favorável à abertura da barra observando critérios ecológicos. Por sua vez, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), também em parecer, posicionou-se contra a abertura da barra. Por trás dos entendimentos científicos, havia os interesses de uma usina de açúcar, que desejava a barra fechada para garantir água doce destinada à irrigação, e dos pescadores, que pleiteavam a abertura da barra para a entrada de peixes. Hoje, a grande ameaça à lagoa é o Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu (CLIPA).

aberturaDeBarras8

Entre canal da Flecha e rio Paraíba do Sul

Do rio Paraíba do Sul ao rio Guaxindiba
Entre estes dois rios, a restinga que se formou depois de 5.000 anos passados, tamponou a foz de vários riachos que desciam dos tabuleiros e desembocavam no mar. Estes pequenos cursos d’água se transformaram em lagoas alongadas, com forma dendrítica (feição de árvores esgalhadas). Do sul para o norte, a sucessão de lagoas atualmente é a seguinte, considerando-se apenas as principais: Brejo Grande, dos Bondes, de São Gregório, de Santa Maria, da Saudade, de Floresta, de Imburi, da Sesmaria e de Macabu.

Uma avaliação a olho nu, mostra que a barragem desses antigos córregos é tão larga que seria impossível abrir um canal para cada lagoa até o mar. Foi possível na lagoa Feia, mas a custos ecológicos altos. No caso das lagoas de tabuleiros em questão, o mar formou, no seu recuo (regressão), uma grande lagoa paralela à costa. Trata-se da lagoa do Campelo. Como mostrou a geógrafa Leidiana Alonso Alves, a lagoa do Campelo funciona como um pequeno mar interior que recolhe as águas das lagoas de tabuleiros. E esse pequeno mar interior não está inteiramente fechado. Naturalmente, ele recebia e escoava água para o rio Paraíba do Sul pelo córrego da Cataia. Pelo valão de Mundeuzinho, as águas de cheias alcançava, com dificuldade, o rio Guaxindiba, como se pode ver no mapa desenhado por Alberto Ribeiro Lamego em 1954.

aberturaDeBarras9

Complexo da lagoa do Campelo: 1- unidade da Formação Barreiras: 2- setor norte da restinga de Paraíba do Sul; 3- mar; 4- rio Paraíba do Sul; 5- lagoa do Campelo; 6- córrego da Cataia; 7- canal do Vigário; 8- canal Engenheiro Antonio Resende.

Em suas obras, o extinto DNOS construiu um sistema de comportas que só permitia a saída de água da lagoa do Campelo pelo Paraíba do Sul pelo córrego da Cataia. Para a alimentação dessa lagoa pelo grande rio, o órgão abriu o canal do Vigário. Seu intento era estabilizar a lâmina d’água da lagoa. A fim de escoar o excedente hídrico, o DNOS sistematizou a vala do Mundeuzinho e abriu o canal Engenheiro Antonio Resende, ligando a lagoa do Campelo ao rio Guaxindiba e ao mar. Assim, por vias transversas, as lagoas de tabuleiros chegam ao mar escoando para a lagoa do Campelo e desta para o mar, desde que o sistema funcione normalmente.

Do rio Guaxindiba ao rio Itabapoana
Entre esses dois rios, o mar confina com uma unidade da Formação Barreiras (tabuleiros). Ela era coberta com densa floresta estacional semidecidual, uma variedade de mata atlântica que perde parte das folhas na estação seca. Era também cortada por córregos com foz no mar. Num passado remoto, talvez eles mantivessem suas barras sempre abertas, pois contavam com vazão maior que a atual, já que o ambiente nativo proporcionava condições para grande umidade. Pelo menos, é de se supor que suas barras fossem abertas para o mar periodicamente.

Hoje, as profundas mudanças ambientais promovidas pela mineração, agricultura, pecuária e atividades humanas afetaram de tal modo esses córregos que eles se transformaram em lagoas alongadas, incidindo obliquamente sobre a linha de costa. De sul para norte, sucedem-se as seguintes lagoas: Manguinhos, Barrinha, Buena, Tatagiba Mirim, Tatagiba Açu, Guriri, Doce e Salgada.

A de Manguinhos abre sua barra naturalmente por força das cheias. A de Barrinha foi muito alterada em seu curso e hoje mal conta com água para abastecer sua pequena caixa. A de Buena teve sua barra fechada permanentemente para fornecer água doce às atividades de lavra da usina das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Posteriormente, o órgão de meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro determinou que a empresa removesse a barragem. Mas o córrego nunca mais se recuperou. Além de assoreado, ele está muito eutrofizado. A de Tatagiba Mirim teve sua barra suprimida. Por atividade de lavra, a de Tatagiba Açu perdeu sua barra. Atualmente, ela escoa suas águas por ocasião das enchentes por uma vala aberta pela comunidade local. As Doce e Salgada são sistemas muito pequenos e não conseguem mais chegar ao mar.

aberturaDeBarras10

Rio Guaxindiba; 2- lagoas de Manguinhos; 3- de Barrinha; 4- de Buena; 5- Tatagiba Mirim; 6- Tatagiba Açu; 7- Guriri; 8- Doce; 9- Salgada; 10- rio Itabapoana

Do rio Itabapoana ao rio Itapemirim
Entre esses dois rios, o terreno cortado pelos antigos cursos d’água continua sendo a Formação Barreiras, que, localmente, termina no rio Itapemirim. A posição dos córregos-lagoas é também oblíqua à linha de costa. O mapa abaixo registra a grande lagoa Feia do Itabapoana, que é, na verdade, uma grande várzea formada pelo rio Itabapoana. Aqueles corpos d’água aqui investigados localizam-se acima da restinga de Marobá. São os seguintes, de sul para norte: Marobá, Criador, Boa Vista, Tiririca, Quarteis, Caculucage, Mangue, Pitas, Lagoinha, Siri, Dantas, Encantada e Funda.

É raro encontrar as lagoas de Marobá e Criador, que se interligam, com a barra fechada. Embora tenham caixa considerável, pouca é a vazão de ambas. Mesmo assim, a barra se mantém aberta, seja por força da água continental, seja pela transgressão do mar. Não há mais atividade pesqueira nos dois sistemas. A barra da de Boa Vista sofreu considerável urbanização. Ela é aberta mecanicamente pelos moradores. O mesmo aconteceu com Tiririca. A urbanização fragmentou seu trecho final, junto à barra, só aberta por força de máquinas ou de ferramentas. A dos Quarteis é uma pequena lagoa que perdeu bastante de suas características. Suspeita-se que tenha se transformado em marisma.

A maior de todas é a de Caculucage, que teve sua barra consolidada para passagem da rodovia estadual ES-60. Quando ela enche por força das chuvas, um cano de extravasamento não permite que ela transborde. As do Mangue e das Pitas são muito semelhantes. Dois pequenos sistemas barrados que conseguem abrir suas barras eventualmente. Lagoinha foi muito adulterada.

Sua foz foi desviada para o sul por um camping. Seu curso foi interrompido num ponto crucial.

A mais problemática de todas é a do Siri. Três atividades econômicas a disputam: a pesca, a agricultura e o lazer. Para os pescadores, em franco declínio, interessa a barra aberta permanente ou periodicamente para a entrada de peixe. Para a agricultura, a barra deve sempre estar fechada para que a água salgada não entre e salinize as águas destinadas a irrigação. No trecho final, o leito se alarga. Vários restaurantes foram construídos. Nesse ponto, a água é muito poluída. Quando da saturação por esgoto e lixo, os donos de restaurantes pleiteiam a abertura de sua barra.

Revendo o conjunto de lagoas examinadas aqui, pode-se afirmar que as lagoas de Imboacica, no sul, a de Gruçaí, no centro, e a de Siri, no norte, apresentam afinidades. Em escalas distintas, as três são vítimas da urbanização. Finalmente, as três lagoas a seguir, D’Antas, Encantada e Funda, já estão sendo engolidas pela cidade de Marataízes.

aberturaDeBarras11

Lagoas do sul do Espírito Santo. Mapa organizado por Leidiana A. Alves e José Maria R. Miro.

Quando essas lagoas conseguiam manter suas barras abertas de forma permanente ou periódica, a realidade ecológica que as envolvia era bem distinta da atual. Existiam vastas florestas que garantiam o fornecimento de água e reduziam o processo de erosão. Assim, seus leitos não apresentavam altas taxas de assoreamento. Não havia também atividades de mineração e atividades poluidoras. Atualmente, a supressão das florestas, a lavra, a agropecuária e o turismo empobreceram esses sistemas hídricos, transformando quase todos eles de cursos d’água em lagoas. Uma nova flora e fauna se desenvolveram em ambiente fechado. A abertura descuidada da barra arrasta a fauna adaptada a novas condições ambientais para o mar. Ela não sobrevive às novas condições. A fauna que entra na lagoa também não está adaptada. A flora também sofre e morre. É prudente manter as barras fechadas e combater a poluição. Existindo agora uma nova realidade ambiental, as aberturas de barra devem ser cuidadosamente precedidas de estudos detalhados.

Trabalhos consultados
ALVES, Leidiana Alonso. Análise geossistêmica da variação temporo-espacial dos espelhos d'água das lagoas do sistema Campelo entre os anos de 2006 e 2015. Campos dos Goytacazes: IFF/Centro, 2016.
ALVES, Leidiana Alonso; Miro, José Maria Ribeiro e Soffiati, Arthur. Lagoas do sul do Espírito Santo: o lugar da natureza na fronteira urbana do sul capixaba. Inédito.
FLORES, Ricardo Boulcault e MENEZES, Marcos Bezerra de. Relatório técnico. Rio de Janeiro: Fundação Instituto de Pesca, 17/10/1991.
LAMEGO, Alberto Ribeiro. Geologia das quadrículas de Campos, São Tomé, Lagoa Feia e Xexé. Boletim nº 154 da Divisão de Geologia e Mineralogia. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1955.
LAMEGO, Alberto Ribeiro. O homem e o brejo. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia, 1945; 2ª edição. Rio de Janeiro: Lidador, 1972,
LIMA, V. S. Variação Espaço-Temporal do Espelho D’água da Lagoa Feia, RJ. Vitória/ES: UFES. Universidade Federal do Espírito Santo (Dissertação de Mestrado), 2014.
MACIEL, Norma Crud. Parecer. Rio de Janeiro: Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, 16 de outubro de 1991.
MARTIN, Louis; SUGUIO, Kenitiro; DOMINGUEZ, José M. L.; e FLEXOR, Jean-Marie. Geologia do Quaternário costeiro do litoral norte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Belo Horizonte: CPRM, 1997.
SOFFIATI, Arthur. Lagoa de Iriri. Revista Cidade. Cabo Frio: 18 de dezembro de 2015.
SOFFIATI, Arthur. Lagoas do Norte Fluminense: contribuição à história de uma luta. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2013.
SOFFIATI, Arthur. São Francisco de Itabapoana – RJ: ecossistemas nativos, problemas ambientais e perspectivas futuras. Anais do I Encontro Científico da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba. Rio de Janeiro: Instituto Estadual do Ambiente, 26 e 27 de março de 2013.
VILAÇA, Dayana Rodrigues Coutinho. As intervenções realizadas pelo complexo logístico industrial portuário do Açu (CLIPA) e seus reflexos na dinâmica ecossistêmica da lagoa de Iquipari, São João da Barra/RJ, Campos dos Goytacazes: IFF, 2014.

Arthur Soffiati é historiador ambiental e pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da UFF/Campos

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

  1. Cidades
  2. Turismo
  3. Cultura
  4. Economia
  5. Educação
  6. Energia
  7. Sociedade
  8. esporte
  9. Infraestrutura
  10. Política
  11. Saneamento
  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Morre Fador Sampaio, o promotor criminal com fama de durão

Morre Fador Sampaio,…

Fador Sampaio Com mais de 1.000 júris em seu curr...

Búzios: A “dupla fração” voltou, qual será a intenção?

Búzios: A “dupla fra…

Câmara aprova PLC enviado pelo prefeito com poss...

MPRJ recomenda retirada de projeto que cria cargos em Cabo Frio

MPRJ recomenda retir…

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro...

Prefeitura de Cabo Frio libera uso de sonorização para bares e estabelecimentos comerciais

Prefeitura de Cabo F…

Quiosques da Praia das Palmeiras utilizam som com ...

Falta de chuva prejudica enchimento dos reservatórios de água de Casimiro de Abreu

Falta de chuva preju…

Altas temperaturas também provocam redução no ab...

Vacinação antirrábica será no próximo sábado, dia 8, em Cabo Frio

Vacinação antirrábic…

Cabo Frio promove, no sábado (08), a Campanha de...

São Pedro da Aldeia realiza Campanha Antirrábica até 30 de novembro

São Pedro da Aldeia …

Os donos de cães e gatos, a partir de dois meses...

São Pedro da Aldeia abre inscrições para Casamento Comunitário

São Pedro da Aldeia …

Estão abertas as inscrições para o terceiro Casa...

Solar dos Massa será restaurado com verba da iniciativa privada

Solar dos Massa será…

Edificação do século XVIII abriga a Biblioteca M...

Cabo Frio marca presença no Boulevard Olímpico no Rio de Janeiro

Cabo Frio marca pres…

Governador Francisco Dornelles recebe o material p...

Praia do Peró pode receber Bandeira Azul

Praia do Peró pode r…

 Praia do Peró, Cabo Frio/RJ (PapiPress) Com...

Rio das Ostras Jazz & Blues foi adiado para novembro

Rio das Ostras Jazz …

A data prevista é de 12 a 15 de novembro. A Pre...

Programa de Artesanato do Estado realiza cadastramento em Arraial do Cabo

Programa de Artesana…

Renda de Bilro é uma tradição em Arraial do Cabo (...

MPF denuncia prefeito de Cabo Frio (RJ) após quatro advertências

MPF denuncia prefeit…

Alair Correa, prefeito de Cabo Frio, RJ (RC24hs)Al...

Prefeito de Búzios é condenado por improbidade administrativa

Prefeito de Búzios é…

André Granado, prefeito de Búzios, RJ O Ministéri...

Aeroporto de Búzios é reaberto para voos executivos

Aeroporto de Búzios …

Após quatro anos fechado, o Aeroporto Umberto Modi...

MPRJ obtém nulidade do contrato para o VI concurso público de Rio das Ostras

MPRJ obtém nulidade …

Prefeitura de Rio das Ostras (Divulgação)O Ministé...

Cabo Frio terá I Encontro Empresarial

Cabo Frio terá I Enc…

Cabo Frio, pronta para o consumo (Tatiana Grynberg...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Brasil deve receber recorde de estrangeiros no verão

Brasil deve receber …

Casa da Flôr, em São Pedro da Aldeia, é um dos atr...

2017 terá nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos

2017 terá nove feria…

Orla Bardot, em Búzios /RJ (PapiPress) O Ministér...

Governo lança cartilha para atendimento de turistas LGBT

Governo lança cartil…

Público LGBT representa 10% dos viajantes no mun...

Temporada de cruzeiros começa dia 21 de novembro e terá sete navios na costa brasileira

Temporada de cruzeir…

Navios em Búzios (Foto de Sérgio Quissak)Os transa...

Para Ministério do Turismo, legalização de cassinos no País é uma prioridade

Para Ministério do T…

Palácio Quitandinha (Petrópolis /RJ) foi construíd...

Setor de Turismo de Cabo Frio já pode fazer cadastramento no Programa Cadastur

Setor de Turismo de …

Bouvelard Canal em Cabo Frio tem grande movimentaç...

Roteiro Rio Serra Mar é lançado

Roteiro Rio Serra Ma…

Prainha em Casimiro de Abreu /RJ Dar a oportunida...

Turistas devem viajar para o interior do Rio durante Olimpíadas

Turistas devem viaja…

Boca da Barra, Cabo Frio/RJ (reprodução)Dos mais d...

Cresce interesse por viagem de ônibus a lazer, diz estudo

Cresce interesse por…

Praia dos Ossos, Búzios/RJ (Marte de Oliveira)Búzi...

UFF inicia pesquisa sobre inventário da oferta turística em Casimiro de Abreu

UFF inicia pesquisa …

Ação faz parte do projeto Inventário da Oferta T...

Iguaba Grande aprova Lei para multar quem joga lixo na orla

Iguaba Grande aprova…

Os vereadores de Iguaba Grande/RJ aprovaram por ...

Pesquisa vai mapear momento atual e perspectivas do setor turístico no Rio de Janeiro

Pesquisa vai mapear …

Prainha, Arraial do Cabo/RJ, é uma das principais ...

Trade propõe reajuste na tarifação de ônibus de excursão em Cabo Frio

Trade propõe reajust…

Estacionamento de ônibus de excursões em Cabo Frio...

Hotelaria de Cabo Frio tem uma das piores temporadas dos últimos anos

Hotelaria de Cabo Fr…

Cidade repetiu lotação dos anos anteriores sem tra...

Hotéis de Cabo Frio mantém expectativa de ocupação durante o Carnaval

Hotéis de Cabo Frio …

Praia do Forte, Cabo Frio/RJ (Papipress) Apesar d...

Setor turístico de Cabo Frio se organiza em sindicato patronal

Setor turístico de C…

Praia do Forte, Cabo Frio/RJ (PapiPress) O SEHR C...

“Bandeira Azul” foi hasteada em Rio das Ostras

“Bandeira Azul” foi …

Praia do Remanso, Rio das ostras (Maurício Rocha) ...

Operação de fim de ano nos principais aeroportos do país começa dia 10

Operação de fim de a…

Aeroporto de Cabo Frio/Rj (papiPress) O ministro ...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Ibram abre inscrições para semana de museus 2017

Ibram abre inscriçõe…

Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos em Cabo Fr...

MP ajuíza ação para Uerj reformar prédio histórico em Petrópolis

MP ajuíza ação para …

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) en...

Orquestra Sinfônica Nacional lança CD interpretando compositores contemporâneos

Orquestra Sinfônica …

Lançamento será na Sala Cecília Meireles no domi...

Demolição no Sabadão

Demolição no Sabadão

Situação da Casa Paroquial no sábado de manhã (12/...

‘A Noite dos Tempos’ teve exibição única no Municipal de Cabo Frio

‘A Noite dos Tempos’…

‘A Noite dos Tempos’ aborda culturas africanas, i...

MART tem programação intensa e diversifica em julho

MART tem programação…

Todas as trações são gratuitas Do dia 11 a 15 d...

Carlos Scliar ganha mostra panorâmica com 150 obras na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Carlos Scliar ganha …

Natureza Morta com Jarra Rosa (1985) Reprodução E...

Oficina Livre de Choro

Oficina Livre de Cho…

Aulas acontecen todas as 5ªs feiras no MART O M...

Salão do Livro para Crianças e Jovens começa dia 8 de junho no Rio

Salão do Livro para …

Com duração de 12 dias e extensa programação, 18...

Começa em Paraty a Flip que tem como homenageada Ana Cristina Cesar

Começa em Paraty a F…

A poeta Ana Cristina Cesar (1952-83) foi escolhi...

Correios lança edital para ocupação de unidades culturais

Correios lança edita…

Os Correios lançaram no dia 2 de maio seu Edital...

Corredor Cultural do MPRJ recebe exposição de Milu Petersen

Corredor Cultural do…

O Corredor Cultural do Ministério Público do Est...

Com 160 imagens, exposição Modernidades Fotográficas chega ao Rio

Com 160 imagens, exp…

Já está aberta ao público do Rio de Janeiro a ex...

Jorge Cerqueira apresenta exposição no Mart em Cabo Frio

Jorge Cerqueira apre…

Mostra Alhures segue no Mart, no Convento Nossa ...

Cabo Frio ganha galeria de arte a céu aberto

Cabo Frio ganha gale…

65 artistas transformaram cerca de 900 metros de...

Obra poética ''As Primaveras'' está acessível em e-book e audiobook

Obra poética ''As Pr…

O acesso é feito através do site da prefeitura de ...

 Abertas inscrições para a Escola de Música Villa-Lobos de Búzios

Abertas inscrições …

Desde o dia 07 de dezembro estão abertas as insc...

Câmara de Cabo Frio lança Corredor Cultural Torres do Cabo

Câmara de Cabo Frio …

A partir do dia 8 de dezembro a Câmara Municipal...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
FIRJAN leva empresas de moda de Cabo Frio para salão de negócios em outros estados

FIRJAN leva empresas…

Objetivo da iniciativa é promover acesso a novos...

Técnicas de conservação do solo melhoram produção das lavouras na serra fluminense

Técnicas de conserva…

Canais de contencao, em Porciuncula, RJ. Vistos de...

Chuvas aumentam produção de leite no Rio de Janeiro

Chuvas aumentam prod…

No Norte Fluminense, pecuaristas afirmam que cus...

Busca pelo fim do 13º aluguel nos shopping centers avança

Busca pelo fim do 13…

Shopping Parklagos em Cabo Frio (reprodução) Proj...

Prazo de adesão ao parcelamento de dívidas do IPVA no Rio termina dia 31 de outubro

Prazo de adesão ao p…

Os contribuintes em dívida com IPVA no Estado do...

Cresce o número de interessados em comprar a participação na BR Distribuidora

Cresce o número de i…

Desde que colocou a empresa a venda, a estatal j...

Petrobrás quer deixar áreas de biocombustíveis, petroquímica, fertilizantes e distribuição de GLP

Petrobrás quer deixa…

O feirão da Petrobrás, que ganhou corpo nos últi...

Fazenda sustentável no Sul Fluminense serve de modelo para produtores rurais

Fazenda sustentável …

eucaliptos plantados na fazenda, dentro do sistema...

Número de produtores orgânicos aumenta 10 vezes em três anos no Noroeste Fluminense

Número de produtores…

Região pode ganhar versão do Circuito Carioca de...

Dois mil exemplares de atuns e afins serão marcados na costa fluminense no próximo ano

Dois mil exemplares …

Professor de Cabo Frio coordena os trabalhos A ...

Justiça determina retorno da proteção às espécies aquáticas em todo território nacional

Justiça determina re…

Garoupa é uma das espécies protegidas (reprodução)...

Primeira fábrica da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido será em Itatiaia

Primeira fábrica da …

A fábrica recebeu a Licença de Operação (LO) par...

Correios expande venda de consórcios para agências de todo o Brasil

Correios expande ven…

Em parceria com o Banco do Brasil, produto será ...

Procon descarta mais de 350 kg de alimentos impróprios em Arraial do Cabo

Procon descarta mais…

O Mercado Só Ofertas e duas filiais dos supermer...

Novas licitações devem gerar 5,5 mil empregos no Comperj

Novas licitações dev…

Certames serão lançados no início de 2016 Após ...

Incubadora de empreendimentos inovadores de Macaé será inaugurada em janeiro

Incubadora de empree…

Maquete eletrônica do parque (Divulgação) Algumas...

Emissoras AM terão que pagar até R$ 4,4 milhões para migrar para FM

Emissoras AM terão q…

Região dos Lagos tem três emissoras de rádio opera...

Compostagem garante reaproveitamento de resíduos da floricultura

Compostagem garante …

Na produção de flores, compostagem pode substituir...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
MEC divulga lista com escolas escolhidas para programa de ensino integral

MEC divulga lista co…

Escolas com maior nível de vulnerabilidade socio...

Pesquisadores mapeiam trechos da costa brasileira

Pesquisadores mapeia…

Navio Vital Oliveira em Arraial do Cabo (Divulgaçã...

Matrículas abertas para escolas públicas estaduais nas regiões Norte e Noroeste

Matrículas abertas p…

Vagas são para alunos que desejam ingressar em u...

Universidade realiza pesquisa sobre peixes da Lagoa de Araruama

Universidade realiza…

Monitoramento, encomendado pelo Comitê das Bacia...

Correios oferece cursos a distância para a comunidade

Correios oferece cur…

São oferecidos cursos de Língua Portuguesa, Libras...

Secretarias devem aderir ao Novo Mais Educação até 4 de novembro

Secretarias devem ad…

Estados e municípios devem indicar quais escolas t...

MEC publica portaria que institui tempo integral em 572 escolas do ensino médio

MEC publica portaria…

O Ministério da Educação publicou na edição do d...

Alunos da rede estadual aprovados em vestibulares e concursos terão certificado

Alunos da rede estad…

Decreto garante que alunos recebam o certificado...

Universidade promove Feira de Profissões em outubro

Universidade promove…

Evento da UVA oportuniza aos estudantes do Ensin...

FAETEC oferece cerca de 50 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

FAETEC oferece cerca…

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 Ao ...

Rio das Ostras informatiza acervo de bibliotecas de escolas municipais

Rio das Ostras infor…

Depois de um amplo processo, que incluiu catalog...

Escola de Cabo Frio é selecionada para o Festival das Escolas 2016

Escola de Cabo Frio …

A Escola Municipal Américo Vespúcio garantiu a i...

 Abertas inscrições para cursos livres do SENAI em São Pedro da Aldeia

Abertas inscrições …

Dando continuidade à oferta de cursos de qualifi...

Abertas as inscrições para cursos gratuitos na área do turismo em Cabo Frio

Abertas as inscriçõe…

Praia do Forte, Cabo Frio/RJ (papipress) Estão ab...

Última semana de inscrição para FAETEC Noroeste

Última semana de ins…

Perto de mil vagas em cursos profissionalizantes...

Secretaria de Educação divulga datas para as Pré-matrículas Online em Cabo Frio

Secretaria de Educaç…

  Prédio de escola municipal em Cabo Frio A...

Pesquisas realizadas em Cabo Frio contribuem para banco de dados internacional

Pesquisas realizadas…

Encontro para avaliar cadeia do atum e espécies ...

São Pedro dá início à agenda permanente de discussões com SEPE

São Pedro dá início …

Secretário de Educação, Evaldo Bittencourt quer di...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Petrobras atinge marca de 1 bilhão de barris de petróleo no pré-sal

Petrobras atinge mar…

Quantidade foi alcançada seis anos após a entrad...

Nova lei do pré-sal abre muitas alternativas de investimos para Petrobrás e empresas internacionais

Nova lei do pré-sal …

Pedro Parente, presidente da Petrobras (Divulgação...

Brasil Offshore confirma evento em Macaé no próximo ano

Brasil Offshore conf…

A Brasil Offshore, antiga Macaé Offshore, está c...

Ampla muda de nome e adota marca global da Enel no Brasil

Ampla muda de nome e…

As distribuidoras de energia da Enel no Brasil, ...

Petrobrás corta exigências para pequenas contratações e reduz burocracia

Petrobrás corta exig…

A Petrobrás deu um passo que pode dar muita agil...

Petrobrás está em negociações avançadas para venda da Liquigás

Petrobrás está em ne…

A Petrobrás está perto de se desfazer de mais um...

Petrobrás bate novo recorde de produção de petróleo em setembro

Petrobrás bate novo …

Se tem algo que melhora a cada mês na Petrobrás,...

Câmara aprova projeto do pré-sal que pode sacudir o mercado de petróleo no Brasil

Câmara aprova projet…

Demorou, mas saiu. Muita discussão, muito bla, b...

Petroleiros anunciam greve por tempo indeterminado

Petroleiros anunciam…

O Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de ...

Venda da BR Distribuidora impulsiona investimentos no setor de óleo e gás

Venda da BR Distribu…

Mesmo em meio à crise, o interesse estrangeiro p...

Rio Oil&Gas abre inscrições para edição 2016

Rio Oil&Gas abre…

O Rio de Janeiro vai voltar a receber executivos...

Produção da Petrobrás no pré-sal atinge novo recorde em julho

Produção da Petrobrá…

FPSO Cidade de Saquarema (Divulgação) A produção ...

Petrobrás avalia propostas pela BR Distribuidora

Petrobrás avalia pro…

Estatal estuda repassar controle da subsidiária ...

Aprovado texto-base do projeto que retira obrigação de operação exclusiva da Petrobrás no pré-sal

Aprovado texto-base …

Os deputados de uma comissão especial da Câmara ...

Produção da Petrobras cresce 6,2% em maio com avanço do pré-sal

Produção da Petrobra…

A produção de petróleo da Petrobras no Brasil at...

Petrobrás instala nova ponte na plataforma P-48 após acidente em abril

Petrobrás instala no…

A Petrobrás vem reestruturando suas operações na...

Petrobrás registra prejuízo de R$ 1,25 bilhão no primeiro trimestre

Petrobrás registra p…

Às vésperas da chegada de uma nova gestão, a Pet...

Petrobrás superestimou em US$ 45 bi o retorno financeiro de 59 projetos

Petrobrás superestim…

Petrobrás superestimou em US$ 45 bi o retorno fina...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Artesanato é opção criativa e barata para presentes de Natal

Artesanato é opção c…

Casa Artesanal oferece muitas opções de presentes ...

Nono dígito é implementado na região Sul no dia 6/11

Nono dígito é implem…

A partir do dia 6 de novembro de 2016, deverão s...

Cartas para o Papai Noel dos Correios podem ser entregues nas agências a partir de 1º de novembro

Cartas para o Papai …

De 1º a 18 de novembro, no Estado do Rio, crianç...

Governo amplia prazo para municípios elaborarem Plano de Mobilidade Urbana

Governo amplia prazo…

O prazo mudou de três para sete anos para integr...

Transpetro abre concurso com 141 vagas imediatas

Transpetro abre conc…

As inscrições vão até o dia 31 de outubro A Trans...

Oficina restaura brinquedos usados  para doar para crianças carentes

Oficina restaura bri…

A meta para 2016 é atender mil pessoas da zona r...

Detran/ RJ cassa motoristas e determina que entreguem carteiras de habilitação

Detran/ RJ cassa mot…

O Detran/RJ notificou pelo Diário Oficial, 16 mo...

Voz do Brasil tem novo formato

Voz do Brasil tem no…

Ouvintes poderão tirar dúvidas sobre programas s...

Prolagos promove campanha de adesão à tarifa social

Prolagos promove cam…

Famílias cadastradas em qualquer programa social...

Detran/ RJ notifica mais de 3.000 condutores com habilitação suspensa

Detran/ RJ notifica …

O Detran publicou no Diário Oficial, uma lista d...

MPF/RJ abre seleção de estágio para Direito

MPF/RJ abre seleção …

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Jan...

Moradores revitalizam Pracinha do Caminho Verde

Moradores revitaliza…

Após mutirão de limpeza, moradores continuam inc...

Moradores fazem mutirão de limpeza na Pracinha do Caminho Verde neste domingo, 1° de Maio

Moradores fazem muti…

Lixo e entulhos se acumulam na praça Em tempos em...

Anatel proíbe limites na internet fixa por prazo indeterminado

Anatel proíbe limite…

O Conselho Diretor da Anatel decidiu nesta sexta...

Universidade orienta sobre o preenchimento da declaração de imposto de renda

Universidade orienta…

Serviço gratuito está disponível aos contribuint...

Banda larga fixa tem a pior avaliação dos consumidores em pesquisa de satisfação

Banda larga fixa tem…

Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de ...

Procon RJ autua bancos por recusa no recebimento de contas na boca do caixa

Procon RJ autua banc…

Itaú, Bradesco, HSBC e Santander devem voltar a ...

Consumidores de 66 cidades do Rio de Janeiro terão aumento na conta de luz

Consumidores de 66 c…

Os consumidores atendidos pela distribuidora Amp...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Karol Ribeiro é tricampeã estadual de surfe

Karol Ribeiro é tric…

No domingo (27), o Canto do Recreio (RJ), foi o ...

Rio de Janeiro recebe prova internacional de ciclismo no dia 20

Rio de Janeiro receb…

Prova com 170 km terá largada em Guapimirim e ch...

Abertas inscrições para patrocínio de projetos esportivos educacionais

Abertas inscrições p…

Esporte Comunitário Surf - Vencedor da Edição 2015...

MPF/RJ e BR Marinas firmam acordo para garantir uso público da Marina da Glória

MPF/RJ e BR Marinas …

TAC também prevê projeto social para estudantes da...

Objetos perdidos nos Jogos Rio 2016 ficam nos Correios até a próxima semana

Objetos perdidos nos…

Termina na próxima quinta-feira (27) o prazo par...

Karol Ribeiro representa o Brasil no Mundial Junior de Surfe

Karol Ribeiro repres…

Atleta cabo-friense é campeã brasileira amadora&...

Campeonato profissional de MMA vai movimentar região em setembro

Campeonato profissio…

Wylson Monteiro e Luciano Santos, da equipe Everto...

Itacoatiara Pro confirma sua quinta edição para junho

Itacoatiara Pro conf…

Novidade para essa temporada será a inclusão da ...

Comitê Rio 2016 libera novo lote de ingressos

Comitê Rio 2016 libe…

O Comitê Rio 2016 informou que vai passar a faze...

33º Fest Verão de São Pedro da Aldeia tem Vela, Winsurf e Beach soccer

33º Fest Verão de Sã…

Amistoso internacional de beach soccer entre Bra...

Justiça Federal barra obras olímpicas na Lagoa Rodrigo de Freitas

Justiça Federal barr…

Decisão atende pedido do MPF em ação civil públi...

Correios oferece selo personalizado dos Jogos Rio 2016

Correios oferece sel…

Os Correios estão oferecendo um novo produto par...

Surfista Karol Ribeiro começa o ano de competições na Austrália

Surfista Karol Ribei…

A surfista cabo-friense Karol Ribeiro, já se enc...

Monike Azevedo vai disputar a primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon

Monike Azevedo vai d…

Competição acontece dia 26 de março em Santos (S...

Arthur Ribeiro é campeão brasileiro na liga nacional de judô

Arthur Ribeiro é cam…

Cabo-friense Arthur Ribeiro é campeão de Judô em t...

Kanaloa Club promete movimentar esportes náuticos em Iguaba Grande

Kanaloa Club promete…

Canoa Havaiana na Praia das Palmeiras, Cabo Frio/R...

Karol Ribeiro regressa do Mundial Profissional com excelente resultado

Karol Ribeiro regres…

Karol Ribeiro (Divulgação) A surfista cabo-friens...

MPF garante acesso público à Marina da Glória e à Baía de Guanabara

MPF garante acesso p…

Concessionária BR Marinas assinou termo de ajust...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Construção de megaporto em Maricá prevê desmatamento de mais de 240 hectares da mata atlântica

Construção de megapo…

O governo do estado do Rio de Janeiro e a empres...

Mais de 450 mil veículos devem trafegar pela BR-101 no Feriado da Proclamação da República

Mais de 450 mil veíc…

Durante o feriado prolongado da Proclamação da R...

Terminal de Macaé amplia área offshore e poderá receber navios de regaseificação

Terminal de Macaé am…

O Terminal Portuário de Macaé (Tepor), localizad...

Multas de trânsito ficarão mais caras a partir de 1° de novembro

Multas de trânsito f…

As multas de trânsito ficarão mais caras a partir ...

Terminal de petróleo do Porto do Açu recebe autorização de alfandegamento

Terminal de petróleo…

Receita Federal deu aval para alfandegamento no ...

Farol baixo passa a ser obrigatório em rodovias

Farol baixo passa a …

Multa é de R$ 85 e 4 pontos na CNH. Medida tem c...

Novo terminal de Macaé aposta na retomada da indústria brasileira de petróleo

Novo terminal de Mac…

Concepção do novo porto de Macaé, RJ. (reprodução)...

Novos terminais do Porto do Açu somam investimentos de R$ 1,5 bilhão

Novos terminais do P…

Com as atenções voltadas ao futuro, a indústria ...

Porto do Açu irá inaugurar terminal de petróleo na próxima semana

Porto do Açu irá ina…

Um dos maiores investimentos recentes na indústr...

Inea e Transpetro assinam TAC para o Terminal da Baía de Ilha Grande

Inea e Transpetro as…

Pelo TAC fica proibida a prática de transferênci...

BR101-RJ prevê tráfego mais de 450 mil veículos no Feriadão de Páscoa

BR101-RJ prevê tráfe…

BR 101, km 195 em Casimiro de Abreu/RJ (Divulgação...

Secretaria de Portos autoriza novo terminal de uso privado no porto do Açu

Secretaria de Portos…

O Porto do Açu ganhará mais um terminal, desta v...

BR 101 RJ implanta faixa reversível para Operação Carnaval

BR 101 RJ implanta f…

Rodovia reforça efetivo para atender 1,2 milhão ...

Autopista Fluminense tem operação especial no final do ano

Autopista Fluminense…

Perto de 1 milhão de veículos deverão trafegar p...

Via Lagos realiza Operação Verão

Via Lagos realiza Op…

Rodovia espera tráfego de 148 mil veículos no Na...

PRF faz Operação Rodovida com dez mil agentes nas rodovias federais

PRF faz Operação Rod…

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, n...

Terminal de petróleo do Porto do Açu deve ser concluído ainda este mês

Terminal de petróleo…

A crise parece estar longe do Porto do Açu. Apes...

BR-101 no Rio passa a se chamar Presidente Nilo Peçanha

BR-101 no Rio passa …

BR 101, trecho em Macaé/RJ (reprodução) A homenag...

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next
Procuradoria Eleitoral quer condenação de ex-prefeito de Silva Jardim por compra de votos

Procuradoria Eleitor…

Zelão, ex-prefeito de Silva Jardim e o ex-governad...

TRE altera resultados de eleições em cinco cidades do Estado do Rio

TRE altera resultado…

Renatinho Vianna elegeu-se prefeito de Arraial do ...

Axiles Corrêa é denunciado por peculato pelo MPRJ

Axiles Corrêa é denu…

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (...

Alcebíades Sabino é condenado por improbidade administrativa

Alcebíades Sabino é …

Alcebíades Sabino, prefeito de Rio das Ostras (Div...

MP Eleitoral obtém impugnação de dois candidatos a prefeito de Rio das Ostras

MP Eleitoral obtém i…

Alcebiades Sabino, atual prefeito Carlos Au...

MP obtém bloqueio de bens do prefeito de Cabo Frio e afastamento de dois secretários

MP obtém bloqueio de…

Alair Correa, prefeito de Cabo Frio/RJ (Divulgação...

TSE mantém cassação do prefeito reeleito de Arraial do Cabo (RJ)

TSE mantém cassação …

Andinho, quando em campanha para prefeito de Arrai...

Prazos do calendário eleitoral terminam hoje

Prazos do calendário…

  Novos prazos referentes ao calendário el...

MPF processa prefeito de Maricá (RJ) por crime com vítimas fatais

MPF processa prefeit…

Quaquá é acusado por expor aviões a perigo, o qu...

Enquetes estão proibidas nas Eleições 2016

Enquetes estão proib…

Uma novidade nas Eleições 2016, a proibição de r...

TSE divulga limites de gastos de campanha para eleições deste ano

TSE divulga limites …

Em Cabo Frio candidatos a prefeito podem gastar ...

Partidos já podem escolher candidatos para eleição municipal

Partidos já podem es…

Desde o dia 20 de julho, os partidos políticos p...

Prefeito de Arraial do Cabo (RJ) é denunciado por corrupção eleitoral

Prefeito de Arraial …

Wanderson Cardoso de Brito (PMDB), prefeito de Arr...

Jornalistas lançam guia para melhorar a cobertura das eleições municipais de 2016

Jornalistas lançam g…

Eleitores dos 5.570 municípios brasileiros irão ...

PRE/RJ quer que TRE considere ex-prefeito de Macaé inelegível

PRE/RJ quer que TRE …

TCE rejeitou contas de Riverton Mussi, já punido...

PRE/RJ realiza audiência pública em 05/07 sobre as eleições 2016

PRE/RJ realiza audiê…

Mecanismos de controle e cidadania serão os tema...

Prefeito e dois secretários de Barra Mansa são afastados por improbidade administrativa

Prefeito e dois secr…

Cidade de Barra Mansa, RJ (Reprodução) O Ministér...

PRE/RJ pede condenação de Rosinha Garotinho por abuso de poder

PRE/RJ pede condenaç…

TSE deve julgar recurso sobre contratação tempor...

  • 1
  • 2
Prev Next
Prefeituras têm até dezembro para informar dados sobre saneamento

Prefeituras têm até …

Bairro de Cem Braças, em Búzios, sofre com alagame...

Seminário gratuito vai discutir saneamento básico em Cabo Frio

Seminário gratuito v…

Problema recorrente: Deficiência no sistema de san...

Prolagos inicia a operação da rede separadora de esgoto em Geribá

Prolagos inicia a op…

Lagoa de Geribá, Búzios/RJ (Ernesto Galiotto)Popul...

Prolagos assume tratamento de esgoto de Arraial do Cabo

Prolagos assume trat…

Esgoto in natura despejado na Praia dos Anjos, em ...

São Pedro da Aldeia amplia rede de saneamento com recursos do ICMS Verde

São Pedro da Aldeia …

Obra vai captar esgoto do bairro Camerum Começa...

Desmunicipalização do tratamento de esgoto em Arraial do Cabo é discutido na ALERJ

Desmunicipalização d…

Assunto foi pauta das Comissões de Assuntos Muni...

Campanha da Fraternidade 2016 enfatiza direito ao saneamento

Campanha da Fraterni…

Esgoto despejado na orla do Rio de Janeiro (Foto F...

Saúde Nota 10 beneficia mais de nove mil estudantes na Região dos Lagos em 2015

Saúde Nota 10 benefi…

Promover a boa prática social que contribui para...

Recursos do ICMS Verde ampliam rede separadora de esgoto em São Pedro

Recursos do ICMS Ver…

Obras no bairro Baixo Grande, em São Pedro da Alde...

Empreendimentos precisam garantir eficiência de suas estações de tratamento de esgoto

Empreendimentos prec…

ETE do shopping Iguatemi em Campinas SP (reproduçã...

Projeto de inovação hidráulica da Prolagos está entre os três melhores do mundo

Projeto de inovação …

A Bentley Systems, Incorporated, anuncia os finali...

Programa Saúde Nota 10 beneficia mais de 4 mil e 800 estudantes no primeiro semestre de 2015

Programa Saúde Nota …

Programa de educação socioambiental da Prolagos&...