Casimiro de Abreu sedia Congresso Internacional de Esportes Populares em 2016

Casimiro de Abreu vai sediar Congresso Internacional de Esportes Populares em 2016
Casimiro de Abreu vai sediar Congresso Internacional de Esportes Populares em 2016

Casimiro de Abreu vai sediar Congresso Internacional de Esportes Populares em 2016Caminhada na Natureza em Casimiro de Abreu (Divulgação)

Evento vai movimentar o turismo na região com a permanência dos participantes em torno de 21 dias no Brasil

A Confederação Brasileira de Esportes Populares, Anda Brasil recebeu os secretários de Turismo da região na tarde desta segunda-feira, 5, em Silva Jardim, para apresentar o planejamento do Congresso Mundial de Delegados da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV). A reunião é parte da programação da visita técnica do vice-presidente da entidade, John Graham Fawcett, ao Brasil para conhecer a cidade-sede do evento, Casimiro de Abreu, e que acontecerá em novembro de 2016.

Na apresentação do planejamento do Congresso, o secretário de Turismo de Casimiro de Abreu, Oscar Pires Junior, mostrou que os delegados das nações-membro do IVV planejam suas viagens com muita antecedência e a permanência no país onde o evento é realizado pode chegar a 21 dias. “O congresso é uma atividade fechada, com duração de quatro dias. Nesse período cerca de 300 turistas estrangeiros e os diversos brasileiros que virão de todas as partes do país, vão estar em Casimiro de Abreu. Mas é importante dar a oportunidade aos visitantes de conhecer outros lugares no interior do Estado já que podem ficar mais tempo em nossa região”.

Os secretários de Turismo de Rio das Ostras, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu já vão começar a trabalhar o trade turístico para desenvolverem roteiros de curta e média duração para atender esse público diferenciado. “As Caminhadas na Natureza já fazem parte de nossas atividades e será uma excelente experiência para os turistas conhecerem nossos circuitos e as nossas cidades”, disse Carla Ennes, de Rio das Ostras.

{loadposition tague}

Para Antônio Rossi, de Cachoeiras de Macacu, que também é vice-presidente do braço continental da entidade (IVV Américas), o planejamento do evento está propondo a execução da tão sonhada regionalização do turismo. “O interior tem um potencial imenso e temos uma chance muito grande de colocar em prática a regionalização do turismo, ofertando produtos e serviços valorizando os municípios do entorno desse congresso”.

A união entre os municípios para o fortalecimento do turismo também foi ressaltada durante o encontro. “Estamos trabalhando muito próximos, compartilhando ideias, desenvolvendo novos produtos utilizando nosso potencial que é a natureza exuberante e nossa capacidade de preservá-la para as gerações futuras. Acredito que o evento em Casimiro vai consolidar esse comprometimento dos gestores em desenvolver o turismo sustentável em nossa região”, disse Tiago Gomes, de Silva Jardim.

O presidente da Anda Brasil, Ayrton Violento, ressaltou que o Congresso de Delegados será realizado pela primeira vez no continente americano, ampliando as possibilidades de fortalecimento da entidade mundial nas Américas do Sul e Central, bem como a realização de outros eventos internacionais. “Assim como o Congresso será realizado aqui pela primeira vez, as Olimpíadas das Américas nunca aconteceram, como existem na Europa e na Ásia. É uma nova e grande oportunidade para o desenvolvimento dos esportes populares na nossa região e no Brasil”, finalizou Violento.

A programação completa do Congresso vai estar disponível na internet já em novembro em uma parceria da Anda Brasil com a Ecobooking, empresa que realiza toda a gestão dos mais de 500 circuitos de caminhadas no país, num endereço exclusivo a ser divulgado pela entidade nacional.

Fonte PMCA

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR