Cabo Frio recebe caravana de oficinas da secretaria estadual de Cultura

grupo de dancaNzinga
Grupo de dança afro Nzinga (reprodução)
grupo de dancaNzinga
Encontro será realizado na Acia e esclarece sobre dois editais lançados em agosto

A Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC) realizará nesta quarta-feira (26), em Cabo Frio, uma caravana com oficinas para auxiliar proponentes no processo de inscrição das suas iniciativas em duas chamadas públicas de sua Superintendência de Cultura e Sociedade: o Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015, lançado no último dia 10 de agosto, e o Edital de Microprojetos Favela Criativa, lançado em 5 de agosto.

O serviço irá percorrer 10 municípios fluminenses, abrangendo todas as regiões do estado até 29 de agosto. Em Cabo Frio a caravana acontece no auditório da Associação Comercial, Industrial e Turística (Acia), na Rua Bento José Ribeiro, 18, 4º andar, Centro. Os encontros entre os orientadores e produtores culturais interessados nos editais começaram no último dia 20, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

O Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015, voltado para instituições privadas sem fins lucrativos e sediadas no estado do Rio de Janeiro há pelo menos três anos, visa premiar 32 iniciativas culturais diretamente relacionadas com a temática afro-brasileira. O objetivo da premiação é contribuir para a preservação da memória e do patrimônio imaterial dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, como quilombos e terreiros, e também de grupos artístico-culturais que mantêm tradições como as dos afoxés, da capoeira, dos calangos, das folias de reis e do jongo. Cada iniciativa premiada receberá R$ 21.000,00. As inscrições para o Prêmio terminam no dia 24 de setembro e podem ser feitas no portal www.cultura.rj.gov.br/premio-afro-fluminense-2015.

Já o edital de Microprojetos Favela Criativa contemplará projetos culturais elaborados por (ou direcionados a) jovens, com idade entre 15 a 29 anos, desenvolvidos em territórios populares de todo o estado. Serão premiadas até 102 (cento e duas) propostas de R$ 12.000,00, cada. Podem participar tanto pessoas físicas (com inscrição através do CPF), quanto pessoas jurídicas (com inscrição através do CNPJ, sem fins lucrativos ou enquadradas no SIMPLES NACIONAL), moradoras ou sediadas no estado do Rio de Janeiro. As inscrições para o edital de Microprojetos Favela Criativa terminam no dia 8 de setembro e podem ser feitas no portal www.cultura.rj.gov.br.

Fonte Cristiane Zotich

COMPARTILHAR