A lagoa de Araruama é fechada. É impossível renovar sua água (Ed.17/06)

 

Já enterraram R$700 mil no buracão no Boqueirão. Genial. Ou coisa de boçal. Podem usar uma, mil dragas no Boqueirão para aumentar a água que entraria na lagoa de Araruama. Não entra, não passa da metade da laguna do Maracanã. Mas, estão dragando areia do Boqueirão para engordar a orla em Iguaba. Santa ignorância.

A burrice é infindável: o prisma da maré não passa além da Ilha do Anjo no canal Itajuru. Dali em diante é água espraiada, na laguna Cabo Frio, passando pelo canal que a liga à laguna Maracanã. Está mais do que provado que a água não tem força para passar além da metade da laguna Maracanã, bem antes do estreito, o Boqueirão, que a liga à lagoa de Araruama.

Podem até conseguir uma draga para fazer uma dragagem permanente. O que irão conseguir é fazer um buracão no fundo do Boqueirão cheio de água lotada de esgoto in natura e lama do material orgânico de conchas mortas.

O dono da ONG DE UM SÓ “ÀGUA MORTA” , insiste na idéia de que essa operação irá tornar a água da lagoa de Araruama em “límpida e transparente”. Parece brincadeira. Como é que alguém pode imaginar que a água no canal Itajuru, que não tem força para ir além da metade da laguna Maracanã, irá chegar a 40 quilômetros, no final da lagoa?

Já gastaram R$700 mil com o serviço e irão gastar o dobro, o triplo, sem sucesso. E a pergunta: o que irão fazer com o material de uma dragagem permanente? Levar pra casa? Colocar no bolso?

Está comprovado: no que concerne a lagoa de Araruama, a burrice chegou aqui para ficar. Uma burrice infindável.

Ernesto Lindgren
CIDADE ON LINE
15/06/2017

COMPARTILHAR