Biogás: Alternativa à Geração de Energia

Biogás: Alternativa à Geração de Energia
Biogás: Alternativa à Geração de Energia

Biogás: Alternativa à Geração de Energia Livro apresenta biogás como alternativa para geração de energia. Obra edtada pela Appris Editora terá lançamento durante a abertura da Semana de Inovação, Sustentabilidade e Negócios da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, no dia 26 de abril.

Especialistas apontam a diversificação da matriz energética como uma das saídas para a crise do setor elétrico que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos. Em sua obra, o professor Luiz Carlos apresenta o biogás produzido pela composição dos resíduos sólidos como uma das opções viáveis para o setor, uma vez que o volume produzido nos centros urbanos é cada vez mais expressivo e contínuo. Tendo como objeto de estudo a gestão dos resíduos sólidos nos municípios da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o pesquisador faz uma análise do cenário mundial, nacional e regional, além de apresentar o biogás como fonte de energia e uma proposta de aproveitamento energético dessa matriz.

O pesquisador ressalta que mais de 50% dos resíduos sólidos produzidos no Brasil são orgânicos e a energia gerada durante o processo de decomposição anaeróbia é dispersada pela atmosfera em forma de biogás (60% metano), contribuindo para o aumento da temperatura. O pesquisador informa que já está comprovada a viabilidade da utilização energética dos gases oriundos da decomposição dos resíduos sólidos, tornando o sistema atrativo, pois além de ser uma alternativa à geração de energia, pode diminuir o impacto ambiental da biodigestão dos resíduos.

Sobre o autor
Licenciado em Biologia, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental (UVA) e mestre em Engenharia Ambiental (IFF), Luiz Carlos Teixeira Junior dedica-se às pesquisas nas áreas de resíduos sólidos e fontes de energia renováveis. No ramo de educação há 15 anos, Luiz Carlos é professor dos cursos de Gestão Ambiental e Engenharias da UVA e coordena o curso técnico de Meio Ambiente da Escola Técnica Helber Vignoli Muniz (Faetec), em Saquarema.

Fonte Andrea Luiza Collet

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR