Barra de São João sediará Congresso Internacional de Capoeira

Barra de São João sediará Congresso Internacional de Capoeira
Barra de São João sediará Congresso Internacional de Capoeira

Barra de São João sediará Congresso Internacional de Capoeira

Evento acontece de 30 de novembro a 4 de dezembro e ainda contará com a realização da XXVI Reunião da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira

O distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, sediará o Congresso Internacional de Capoeira e a XXVI Reunião da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira, ente os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. O evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, e reunirá mais de 200 mestres de capoeira de vários lugares do país e do exterior.

Ao longo do evento serão realizadas atividades como corridas, campeonatos (por faixa etária e graduação), além de apresentações temáticas (Maculelê, Samba de Roda, Jongo), homenagens ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

A Reunião e o Congresso de Capoeira da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira – ABPC acontecem anualmente, desde 1991, em diversas cidades brasileiras e países no exterior, onde um dos assuntos em pauta é a eleição da próxima cidade a sediar o evento. Em 2015, aconteceu na cidade de Lausanne, na Suíça e para este ano, na XXVI edição, a cidade de Barra de São João foi escolhida para sediar o evento.

Este é um evento sociocultural, que oportuniza anualmente realizar Reunião e Congresso de Capoeira da ABPC, proporcionando aos associados e coassociados atualização em relação ao que ocorre nos diversos estados e países de atuação da associação. Aos mestres, contra mestres e professores, é uma oportunidade de aprimorar, desenvolver, expôr, orientar, através de cursos, oficinas e palestras, que serão ministradas ao longo do evento. Ressalta-se ainda a gravação de CD musical, que será realizada com a participação destes mestres, contra mestres e professores associados.

Neste evento os alunos da cidade organizadora, recebem a graduação da capoeira, como forma de motivação visando o reconhecimento do seu desenvolvimento, além da oportunidade de conhecer capoeiristas de outras cidades, estados e de outros países, que serão convidados. “O evento tem ainda como objetivo que crianças, jovens e adultos busquem oportunidade de mostrar seu aprendizado e evolução, estudar e aprofundar seus conhecimentos, manifestar sua motivação em busca da troca de corda (que na Capoeira corresponde ao exame de faixas em outras artes marciais). Desta forma, o evento proporciona aos participantes, desenvolver autoestima, espírito de grupo, disciplina, socialização, aptidões musicais e teatrais, competir de forma agradável, divertida, sadia, além de buscar a oportunidade de se tornar um profissional da Capoeira”, disse professora Claudinha Kastrup, organizadora do congresso.

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira (30/11)
19h- Coquetel de abertura – Ciep 406
21h- Apresentação Temática (Grupo Movimento Afrobarra) – Ciep 406

Quinta-feira (01/12)
7h30 – Aquecimento/Alongamento – Praião
8h às 11h – Aulões de Capoeira – Praião
14h30 às 17h30 – Gravação Musical (Associados) – Museu Casa de Casimiro de Abreu
15h às 17h30 – Aulões de Capoeira – Beira Rio
18h30 às 20h – Troca de experiências (Associados) – Escola Positiva
18h30 às 20h – Oficinas de Cultura Popular – Escola Positiva
21h – Apresentação Temática (Grupo Tambor de Macaé) – Casa Verde

Sexta-feira (02/12)
7h30 – Aquecimento/Alongamento – Praião
8h às 10h – Corrida do Capoeirista (Associados) – Praião
11h às 12h – Oficinas de Capoeira – Praião
16h às 19h – Campeonato do Capoeirista (Associados) – Escola Positiva
21h – Apresentação Temática (Grupo Reconca Lagos) – Casa Verde

Sábado (03/12)
8h30 às 10h – Palestra com Mestre Itapoan – Escola Positiva
10h30 às 12h30 – Batizado/Troca de cordas/Formatura – Escola Positiva
15h às 21h – Reunião da ABPC – Museu Casa de Casimiro de Abreu
16h às 19h – Oficinas de Musicalização – Praças As Primaveras
21h30 – Apresentação Temática (Grupo Trio Baião Lunar) – Restaurante Barra Gourmet

Domingo (04/12)
Manhã – Passeio turístico pela cidade e despedida

PMCA

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR