Atividades marcam aniversário do Parque Estadual da Costa do Sol

Atividades marcam aniversário do Parque Estadual da Costa do Sol
Atividades marcam aniversário do Parque Estadual da Costa do Sol

Atividades marcam aniversário do Parque Estadual da Costa do SolMirante na Praia das Conchas, Cabo Frio,RJ (Divulgação)

Comemorações pelos cinco anos da Unidade de Conservação começam no sábado, 9 de abril, com uma corrida ecológica, em Búzios

Corrida ecológica, cinema ao ar livre e debates sobre os temas educação ambiental e pesquisa científica são algumas das atividades programadas pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) em comemoração ao aniversário do Parque Estadual Costa do Sol, nos dias 9, 16 e 18 de abril. A programação inclui ainda o plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica nas margens da Lagoa de Jacarepiá, em Saquarema, na Restinga Massambaba, em Arraial do Cabo, e na Ilha do Vigia, em Cabo Frio.

Com percurso de sete quilômetros, a corrida ecológica vai abrir as comemorações. A largada será neste sábado (9/4), às 9h, no Núcleo Pau Brasil Praia de Caravelas, na Estrada Cabo Frio Búzios nº 12.300, Baía Formosa, Búzios. Às 16h, haverá a corrida de orientação, que consiste em equipar os participantes com um chip para ser fixado no tênis, uma bússola e um mapa topográfico onde estão marcados os locais por onde ele deve passar. O acessório no calçado tem por finalidade identificar os trechos que o atleta percorreu. Esta atividade será conduzida pela Marinha do Brasil. A programação também inclui a atração Cinema ao Ar Livre com a exibição, às 19h, da animação O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida.

{loadposition tague}

No dia 16 de abril, será realizada a I Jornada de Educação e Natureza, entre 8 e 12h. Na parte da tarde, às 16h30, técnicos do Inea e do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) participarão de debates sobre educação ambiental e pesquisas científicas. O encontro será realizado no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) – Campus Arraial do Cabo, Rua Pinto de Macedo s/nº, Prainha, Arraial do Cabo.

As inscrições para a corrida de orientação e para a Jornada de Educação e Natureza podem ser feitas pelo e-mail aniversario.pecs@gmail.com ou no dia do evento, se houver vagas. Para participar, é necessário doar um livro literário (novo ou usado) que será destinado para o Espaço da Leitora do Inea, situada na Praia das Conchas.

No dia 18 de abril, um mutirão de plantio de mudas vai mobilizar alunos da rede pública, voluntários de Organizações Não Governamentais (ONGs) e moradores da região. A partir das 9h, haverá o plantio de aproximadamente cem mudas de espécies da Mata Atlântica, entre as quais, pau brasil, pau ferro, jacaré da praia, ipê e pitanga nas margens da Lagoa de Jacarepiá, em Saquarema; na restinga de massambaba, em Monte Alto, Arraial do Cabo; e Ilha do Vigia, na Praia das Conchas, em Cabo Frio. As mudas foram doadas pelas ONGs que apoiam as atividades.

Fonte SEA

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR