Alimentos orgânicos auxiliam desempenho de atletas

Alimentos orgânicos auxiliam desempenho de atletas
Alimentos orgânicos auxiliam desempenho de atletas

Alimentos orgânicos auxiliam desempenho de atletas

Henrique Avancini, representante do Brasil nas competições de mountain bike das Olimpíadas, afirma que a alimentação orgânica melhorou sua performance

Os atletas olímpicos e de alto nível de competitividade, que adotam dietas nutricionais controladas, também se favorecem da produção de alimentos sustentáveis, fruto do trabalho diário de inúmeros produtores rurais. A alimentação equilibrada e saudável, segundo médicos, nutricionistas e preparadores físicos, vem ajudando esportistas das mais variadas modalidades em seus treinos e competições, com resultados muito positivos.

O tricampeão brasileiro de mountain bike, Henrique Avancini é um exemplo. Nascido e criado em Petrópolis, na Região Serrana, berço da produção orgânica no Brasil, ele tem se beneficiado de uma alimentação mais saudável. Desde que começou a adotar em sua dieta produtos orgânicos produzidos por agricultores familiares da localidade do Brejal, sentiu um aumento significativo em seu desempenho e resultados.

Avancini, que participa de sua primeira competição em uma Olimpíada no próximo dia 21 de agosto, agora já não abre mão de alimentos orgânicos. Assim, ele dispensa o uso de complementos alimentares. É também uma forma de estimular e valorizar a agricultura familiar. “Muitos alimentos da minha dieta nutricional são verduras e legumes que adquiro com os produtores de Petrópolis. Alguns deles fazem a entrega direta em minha casa. Depois que comecei com a alimentação orgânica e mais natural, sempre acompanhada pelo nutricionista de minha equipe, meu corpo ficou mais equilibrado e sente menos os efeitos causados por diferenças de temperaturas, altitude, clima.

Participo de várias competições o ano inteiro, em vários países, e se meu corpo não estiver equilibrado, meu rendimento cai significativamente”, relatou o atleta.

Técnicos da Emater-Rio, explicam que os alimentos orgânicos são produzidos com a adoção de técnicas específicas, otimizando recursos naturais e socioeconômicos, respeitando a cultura das comunidades rurais e o meio ambiente, sem utilizar materiais sintéticos ou organismos modificados geneticamente. Dessa forma, o método de produção orgânica fomenta a sustentabilidade econômica e ecológica, além de contribuir para a saúde da população e a manutenção sustentável do planeta.

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR