23º Búzios Cine Festival acontece de 23 a 26 de novembro

RodaGigantewonder

RodaGigantewonderCena do filme Roda Gigante, que abre o Festival

De 23 a 26 de novembro, acontece o evento que já faz parte da história da cidade: o Búzios Cine Festival, esse ano em sua 23ª edição, levando para moradores e visitantes uma programação cheia de grandes filmes inéditos em sessões de pré-estreias, que acontecem no Gran Cine Bardot, além de sessões populares de grandes sucessos do último ano, no Cinema da Rasa.

O público poderá assistir aos filmes no Gran Cine Bardot, retirando os ingressos 30 minutos antes das sessões.

A abertura do Festival, na quinta-feira dia 23, terá a exibição para convidados de “Roda Gigante”, no novo filme de Woody Allen, com Kate Winslet, Justin Timberlake e James Belushi. A sessão será às 21h.

Outros grandes títulos estarão na programação do Festival: os brasileiros “O Nome da Morte”, produzido pela TV Zero e estrelado por Marco Pigossi e Fabiula Nascimento, que participou na mostra Première Brasil no Festival do Rio 2017; também exibido no Festival do Rio, “Legalize Já”, que conta a história do surgimento do Planet Hemp. O filme foi produzido pela Academia de Filmes e é estrelado por Renato Góes e Ícaro Silva; e “Encantados”, aventura dirigida por Tizuka Yamazaki; “O Boneco de Neve”, suspense policial com Michael Fassbender; “Zama”, co-produção da Bananeira Filmes e candidato da Argentina a uma vaga na próxima cerimônia do Oscar; “Apenas um Garoto em Nova York”, novo longa do diretor Marc Webb, com Kate Beckinsale; as animações “As Aventuras de Taddeo 2”, em sua primeira exibição no Brasil, e “Peixonauta – O Filme”, sendo que este último terá uma sessão na manhã de sábado; “Patti Cake$”, sucesso em vários festivais internacionais e “A Vilã”, de Byeong-Gil Yeong.

Para as sessões populares, o Festival selecionou títulos que vão agradar toda a família. Do cinema brasileiro, foram selecionados “Amor.com”, comédia romântica dirigida por Anita Barbosa, estrelada por Ísis Valverde e Gil Coelho e que trata dos novos ídolos dos adolescentes, os populares YouTubers e “Um Tio Quase Perfeito”, comédia de sucesso nos cinemas, com Marcus Majella. Entre os sucessos internacionais, “Planeta dos Macacos: A Guerra”, último episódio da franquia de grande sucesso e “La La Land: Cantando Estações”, musical com Emma Stone e Ryan Gosling, vencedor de 6 Oscars.

Nos dias 24 e 25, o Gran Cine Bardot também se torna casa do 16º Show Búzios. Nos dois dias, trailers e campanhas dos futuros lançamentos serão exibidos e os balanços de 2017 serão apresentados, nesse encontro entre exibidores e distribuidores, que promove um importante debate sobre o futuro do cinema no Brasil.

Segundo os diretores Mario José Paz e Vilma Lustosa, a realização do Búzios Cine Festival esse ano representa uma resistência à difusão de cultura no Estado do Rio de Janeiro, uma demonstração da vitalidade do cinema no ciclo da economia criativa, com um evento que já faz parte do calendário oficial da Armação dos Búzios, do calendário cultural do Estado do Rio de Janeiro e do calendário nacional do audiovisual.

A Programação

GRAN CINE BARDOT

Sexta-feita, 24 de novembro 19h

Legalize Já

Duração: 95 minutos / classificação a definir / Brasil / 2017

Direção: Johnny Araújo & Gustavo Bonafé

Elenco: Renato Góes, Ícaro Silva, Marina Provenzzano, Stepan Nercessian e Rafaela Mandelli.

Como o encontro entre dois jovens que vendiam camisetas e fitas cassete no centro do Rio de Janeiro para se sustentar pôde dar origem a uma das bandas mais populares do Brasil na década de 1990? O filme narra esse momento transformador na vida de Marcelo – futuramente, conhecido como Marcelo D2 – e Skunk, que culminou na formação do Planet Hemp. Reprimidos por uma sociedade preconceituosa, os dois fizeram da música um grito de alerta e de resistência, conquistando corações e mentes de toda uma geração.​

21h

O Boneco de Neve (The Snowman)

Duração: 119 minutos / classificação a definir / GB-EUA-SUE / 2017

Direção: Tomas Alfredson

Elenco: Michael Fassbender, Rebecca Ferguson, Chloë Sevigny, Val Kilmer, Charlotte Gainsbourg, JK Simmons.

Quando uma mulher desaparece, a única pista deixada para trás é um cachecol rosa encontrado envolta de um estranho boneco de neve. O detetive Harry Hole começa suas investigações e percebe que o crime parece obra de um serial killer.

Sábado, 25 de novembro

09h30

Peixonauta – O Filme

Duração: 88 minutos / Classificação livre / Brasil / 2017

Direção: Kiko Mistrorigo & Célia Catunda

Uma aventura inédita de Peixonauta e seus amigos, pela primeira vez na cidade grande e longe da segurança do Parque das Árvores Felizes. Peixonauta, Marina e Zico saem do Parque em busca do Dr. Jardim, e dos primos Pedro e Juca, mas ao chegarem à cidade grande encontram tudo vazio. Após investigarem melhor, percebem que as pessoas não sumiram, mas sim encolheram. Estão minúsculas e por isso a cidade parece deserta. Agora Peixonauta e seus amigos terão que descobrir a causa do encolhimento de todos e salvar a cidade.

17h

Encantados

Duração: 78 minutos / Livre / Brasil / 2014

Direção: Tizuka Yamasaki

Elenco: Carolina de Oliveira, Thiago Martins, Angelo Antonio, Dira Paes, Letícia Sabatella

Atrevida e perseverante até a teimosia, Zeneida se transforma quando é desafiada. Tem acessos de pânico. O pai quer interná-la num hospício. Zeneida só quer sobreviver, agora que encontrou seu primeiro grande amor: Antonio, o Encantado Sucuri. Foge com ele, sem saber que aquela paixão os levará às fronteiras do mundo mítico dos Caruanas, as entidades da natureza. Ali ela encontra seus antepassados, a linhagem dos pajés que vivem na natureza da alma. Lutando para salvar o amor, é surpreendida.

ONomedaMorte

19h

O Nome da Morte

Duração: 100 minutos / Classificação a definir / Brasil / 2017

Direção: Henrique Goldman

Elenco: Marco Pigossi, Fabiúla Nascimento, André Mattos, Matheus Nachtergaele e Martha Nowill.

Matar ou não matar, eis a questão. Este é um filme sobre a vida – e as mortes – de Júlio Santana, um pistoleiro responsável por 492 assassinatos em todo o país. Homem cristão e caridoso, bom filho e bom pai de família, Júlio é atormentado por sua consciência a cada disparo. Mas, em um mundo cruel e sem lei, onde cada vida tem seu preço, o respeito pela vida é um luxo que ele não consegue se permitir.​

21h

Patti Cake$

Duração: 108 minutos / Classificação a definir / EUA / 2016

Direção: Geremy Jasper

Elenco: Danielle MacDonald, Bridget Everett, Siddharth Dhananjay.

Patricia “Killa P” Dombrowski canta suas rimas atrás do balcão de um bar para conseguir pagar os gastos médicos de sua avó e sustentar sua mãe alcóolatra cuja carreira musical nunca deu certo. Patti e seu parceiro e melhor amigo Jheri sonham com fama, fortuna e em fugir de Dirty Jersey o mais rápido possível, mas ainda não encontraram um produtor que possa alavancar suas carreiras. Até que ela inesperadamente se aproxima de Basterd, um recluso músico de goth-metal que poderá ser sua chance de chegar ao estrelato no hip-hop. Sundance e Quinzena dos Realizadores de Cannes, 2017.​

23h

A Vila (Ak-Nyeo)

Duração: 129 min / Classificação a definir / Coréia do Sul / 2017-11-13

Direção: Byeong-Gil Jeong

Elenco: Ok-Bin Kim, Shin Ha-Kyun

Uma menina treinada desde a infância para ser uma assassina sanguinária aceita um acordo de trabalho que a libertará do árduo ofício depois de dez anos de serviço. Mas mesmo depois de cumprir o prazo e começar a trilhar uma rotina normal, dois homens aparecem e a colocam de frente com seu passado.

Domingo, 26 de novembro

17h

As Aventuras de Tadeo 2: O Segredo do Rei Midas (Tadeo Jones El Secreto del Rey Midas)

Duração: 86 minutos / Livre / Espanha / 2017

Direção: Enrique Gato

Tadeo Stones é um pedreiro muito aventureiro e aspirante a arqueólogo. Ao descobrir que o colar do rei Midas, que transformava tudo que tocava em ouro, existiu de verdade sai rumo a Los Angeles com seus amigos – Sara Lavrof, o cão Jeff e sua velha amiga Múmia. Mas um problema surge quando Sara desaparece misteriosamente.

19h

Zama (Zama) – Domingo, 26 de novembro, às 19h

Duração: 115 min / 16 anos / Brasil-Argentina-Espanha-Portugal-México / 2017

Direção: Lucrécia Martel

Elenco: Daniel Gimenez Cacho, Lola Dueñas, Matheus Nachtergaele, Juan Minujín, Mariana Nunes, Rafael Spregelburd, Daniel Veronese.

Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, aguarda uma carta do Rei que deverá autorizá-lo a se transferir da cidade em que vive estagnado para um lugar melhor. Sua situação é delicada: ele deve se certificar de que nada ofusque sua realocação e se vê forçado a aceitar submissamente todas as tarefas que lhe são confiadas por consecutivos governadores que vêm e vão enquanto, ele fica para trás. Os anos passam e a carta do Rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, se junta a um grupo de soldados que saem a perseguir um perigoso bandido.

21h

Apenas um Garoto em Nova York (The Only Living Boy in New York) – Domingo, 26 de novembro, às 21h

Duração: 89 min. / Classificação a definir / EUA / 2017

Direção: Marc Webb

Elenco: Callum Turner, Kate Beckinsale, Pierce Brosnan, Cynthia Nixon, Jeff Bridges.

Um jovem descobre que o pai está tendo um caso. Ele tenta impedir que a situação continue, mas acaba se envolvendo com a amante.

CINEMA DA RASA

Sábado, 25 de novembro

15h

Um Tio Quase Perfeito

95 minutos / Livre / Brasil / 2017

Direção: Pedro Antônio

Elenco: Marcus Majella, Ana Lucia Torre, Letícia Isnard

Tony (Marcus Majella) é um malandro trambiqueiro que adora se disfarçar para ganhar dinheiro de inocentes. Ele já foi estátua viva, pastor, cartomante – tudo com a ajuda de sua mãe, Cecília (Ana Lucia Torre). Depois de serem despejados de casa, os dois procuram Angela, outra filha de Cecília e com quem eles não falam há anos, que cai na lábia dos dois e se oferece para dividirem o mesmo teto. Após receber uma promoção no emprego que a obriga a passar um tempo viajando, Angela decide deixar os seus três filhos sob os cuidados do Tio Tony – o que vai ocasionar muitas confusões.

 

17h

Amor.com

92 minutos / 12 anos / Brasil / 2017

Direção: Anita Barbosa

Elenco: Ísis Valverde, Gil Coelho, Carol Portes, Cesar Cardadeiro, João Cortes, Alexandra Richter e Joaquim Lopes.

Katrina (Isis Valverde) é uma famosa blogueira de modas que dita tendências no mercado brasileiro através de seus populares vídeos na internet. Fernando (Gil

Coelho), por sua vez, é um vlogueiro de um canal de videogames que ainda não é muito famoso, mas que já está fazendo certo sucesso. Eles se conhecem por acaso, quando Katrina precisa de ajuda para evitar que algumas fotos dela nua se espalhem pela internet, e rapidamente se apaixonam. Entretanto, os mundos bem diferentes em que convivem logo se tornam um grande problema.

19h

Planeta dos Macacos: A Guerra (War For the Planet of the Apes)

140 minutos / 14 anos / EUA / 2017

Distribuição: Fox Film do Brasil

Direção: Matt Reeves

Elenco: Andy Serkis, Woody Harrelson & Steve Zahn

Humanos e macacos cruzam os caminhos novamente. César (Andy Serkis) e seu grupo são forçados a entrar em uma guerra contra um exército de soldados liderados por um impiedoso coronel (Woody Harrelson). Depois que vários macacos perdem suas vidas no conflito e outros são capturados, César luta contra seus instintos e parte em busca de vingança. Dessa jornada, o futuro do planeta poderá estar em jogo.

Domingo, 26 de novembro

14h

Um Tio Quase Perfeito

95 minutos / Livre / Brasil / 2017

Direção: Pedro Antônio

Elenco: Marcus Majella, Ana Lucia Torre, Letícia Isnard

Tony (Marcus Majella) é um malandro trambiqueiro que adora se disfarçar para ganhar dinheiro de inocentes. Ele já foi estátua viva, pastor, cartomante – tudo com a ajuda de sua mãe, Cecília (Ana Lucia Torre). Depois de serem despejados de casa, os dois procuram Angela, outra filha de Cecília e com quem eles não falam há anos, que cai na lábia dos dois e se oferece para dividirem o mesmo teto. Após receber uma promoção no emprego que a obriga a passar um tempo viajando, Angela decide deixar os seus três filhos sob os cuidados do Tio Tony – o que vai ocasionar muitas confusões.

16h

La La Land: Cantando Estações (La La Land)

128 minutos / Livre / EUA / 2016

Direção: Damien Chazelle

Elenco: Emma Stone & Ryan Gosling

Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucess

COMPARTILHAR